O que o período da ditadura militar 1964-1985 representou para a vida dos trabalhadores?

Índice

O que o período da ditadura militar 1964-1985 representou para a vida dos trabalhadores?

O que o período da ditadura militar 1964-1985 representou para a vida dos trabalhadores?

Os sindicalistas passam a exigir autonomia e liberdade sindical, fim do arrocho salarial e melhores condições de vida. Propicia assim no refluxo da ditadura, um novo avanço dos trabalhadores entre os anos 19.

Quais foram as torturas usadas durante a ditadura militar?

Uma pesquisa que contou com a participação de militares identificou inúmeras torturas usadas durante a ditadura militar, mais especificamente durante os “anos de chumbo” (período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, tendo início em 1968, com a edição do AI-5, até o final do governo Médici, em março de 1974).

Quais eram os métodos de tortura?

Haviam vários que eram comprovadamente utilizados como método de tortura. Para fazer o acusado confessar, era aplicado soro de pentatotal, substância que fazia a pessoa falar em estado de sonolência. Em alguns casos, ácido era jogado no rosto da vítima, o que podia causar inchaço ou mesmo deformação permanente.

Qual foi o primeiro Ato Institucional da ditadura militar?

No governo de Castello Branco (1964-67) foi declarado o primeiro ato institucional da Ditadura Militar no Brasil – conhecido como AI 1. Atos institucionais eram decretos e normas, muito utilizados durante a ditadura. Eles davam plenos poderes aos militares e garantiam a sua permanência no poder.

O que estava acontecendo no Brasil antes da ditadura militar?

O que estava acontecendo no Brasil antes da Ditadura Militar? Antes de entender o período militar brasileiro, é preciso compreender os eventos que levaram até ele – os antecedentes do golpe militar de 1964. O primeiro momento é marcado por Jânio Quadros – que assumiu a presidência em 1961 e nesse mesmo ano renunciou ao cargo.

Postagens relacionadas: