O que concentra as cidades medievais?
Índice
- O que concentra as cidades medievais?
- Por que podemos afirmar que o renascimento urbano aumentou a quantidade de mortes provocada pela peste negra?
- Por que as cidades medievais eram muradas?
- O que era uma cidade medieval?
- Quais foram as maiores mudanças ocorridas na Europa medieval?
- Qual o tamanho das cidades medievais durante o século XIII?
- Qual é o conceito de cidade medieval?
- Qual o local de surgimento das cidades?
- Como ocorreu o renascimento da cidade medieval?
O que concentra as cidades medievais?
A cidade medieval surgiu da fragmentação do mundo urbano a partir de um processo de ruralização e esvaziamento muito intenso. ... Dentro desse espaço de tempo, a cidade na Europa Ocidental passou por um processo de esvaziamento, que caracterizou o início da Idade Média, e, após o século XI, viveu um renascimento.
Por que podemos afirmar que o renascimento urbano aumentou a quantidade de mortes provocada pela peste negra?
Com o aumento de sua importância econômica, as cidades foram se expandindo. ... Nas condições insalubres das cidades europeias, a peste bubônica transformou-se em uma epidemia que dizimou cerca de um terço da população europeia.
Por que as cidades medievais eram muradas?
No Ocidente medieval as cidades muradas variam de região para região, ganhando essa função de protetora, ao passo que existe a insegurança, e as pessoas se aproximam das muralhas construídas, formando grande número de aglomerações (BOUCHERON/ MENJOT, s.d. p.13).
O que era uma cidade medieval?
As cidades medievos eram, embora ainda fortificadas, muito mais organizadas, chegando a ter uma população, em média, de 2 habitantes cada. Seus prédios tinham entre três e quatro andares. E na parte de trás, os pequenos quintais serviam para o cultivo de alimentos e ervas medicinais.
Quais foram as maiores mudanças ocorridas na Europa medieval?
Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.
Qual o tamanho das cidades medievais durante o século XIII?
Sobre o tamanho das cidades medievais durante o século XIII, o historiador francês Jacques Le Goff afirma que: Uma cidade importante no Ocidente tinha de 10.000 a 20.000 habitantes. Palermo e Barcelona sobressaíam do comum, com cerca de 50.000 habitantes. Londres, Gand e Genôva e, em território muçulmano, Córdoba, com cerca de 60.000 habitantes.
Qual é o conceito de cidade medieval?
Esse período ficou muito caracterizado pela existência do feudalismo em certas localidades da Europa, além de uma forte influência da Igreja Católica sobre o cotidiano das pessoas. Por ser um período muito longo da história humana, o conceito de cidade medieval muda de acordo com o período abordado.
Qual o local de surgimento das cidades?
Os principais locais de surgimento das cidades foram ao longo dos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia; do Nilo, no Egito; do rio Indo, na Índia; do Yang-Tsé- Kiang e Hoang-HO na China; e do San Juan, na Meso-América.
Como ocorreu o renascimento da cidade medieval?
O renascimento da cidade medieval também resultou em uma transição de poder. Os bispos e uma parte da nobreza que exerciam o poder foram gradativamente substituídos pela classe em ascensão de burgueses, que surgiram a partir do crescimento do comércio e do estabelecimento deste nas cidades (burgos).