O que é inflamação do Pericardio?

Índice

O que é inflamação do Pericardio?

O que é inflamação do Pericardio?

Pericardite é a inflamação do pericárdio, uma membrana ou espécie de saco que envolve e protege o coração. Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.

Como é feito o diagnóstico de pericardite?

Para o diagnóstico de pericardite é necessária a presença de pelo menos dois dos seguintes achados: dor torácica, atrito pericárdico, alterações eletrocardiográficas e presença de efusão pleural.

O que melhora a pericardite?

A pericardite aguda tem cura e, na maioria dos casos, o seu tratamento é feito em casa com repouso e uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo cardiologista, no entanto, nos casos mais graves pode ser necessário internar o paciente no hospital.

Quais os sintomas de derrame no pericárdio?

Em casos moderados relacionados a pericardites, o derrame pericárdico pode provocar: falta de ar ou dificuldade para respirar, principalmente quando deitado; dor no peito, geralmente atrás do esterno ou no lado esquerdo do peito; sensação de plenitude do peito; inchaço nas pernas ou abdômen.

Qual a principal causa de pericardite?

Pericardite refere-se à inflamação das camadas pericárdicas, resultante de uma variedade de estímulos que desencadeiam uma resposta imune estereotipada e caracterizada por dor no peito associada frequentemente a alterações eletrocardiográficas peculiares e, às vezes, acompanhada de derrame pericárdico.

Como é a dor pericardite?

A dor típica da pericardite é em pontada paraesternal e que piora com as ventilações realizadas, simulando uma dor pleurítica, e que pode irradiar para a borda do trapézio. Ela ainda melhora com a posição sentada ou inclinada para frente (posição da prece maometana) e piora com o decúbito horizontal.

Quanto tempo leva para curar pericardite?

A pericardite aguda deve ser tratada com um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), geralmente com uma redução de 2 a 4 semanas após a resolução dos sintomas. Além disso, recomenda-se um ciclo de três meses de colchicina (com dosagem ajustada ao peso) para reduzir o risco de pericardite recorrente.

Quais as consequências da aterosclerose para o corpo humano?

A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

Quais são os sintomas do aumento do coração?

O aumento do coração faz com que o sangue fique acumulado em seu interior, nas veias e nos pulmões, levando ao surgimento de sintomas, sendo os principais: Falta de ar, que piora ao longo do tempo; Fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços; Tonturas e desmaios; Palpitações cardíacas; Aumento da pressão arterial;

Como funciona o coração?

O coração é considerado uma máquina perfeita: ele executa um bombeamento de aproximadamente 100 mil contrações por dia, fazendo circular o sangue pelo organismo. Assim mantém a vitalidade de todos os órgãos e tecidos.

Por que o coração fica enfraquecido?

Trata-se de uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades, o que acaba gerando a retenção de líquido.

Quando a dor no coração é acompanhada de algum outro sintoma?

Quando a dor no coração vier acompanhada de algum outro sintoma como tontura, suor frio, dificuldade para respirar, sensação de aperto ou queimação no peito e dor de cabeça intensa, é importante buscar ajuda médica para que o diagnóstico e o tratamento sejam estabelecidos o mais rápido possível. 1. Excesso de gases

Postagens relacionadas: