O que podemos aprender com as pinturas rupestres sobre as primeiras comunidades humanas?

Índice

O que podemos aprender com as pinturas rupestres sobre as primeiras comunidades humanas?

O que podemos aprender com as pinturas rupestres sobre as primeiras comunidades humanas?

A arte rupestre é uma das primeiras manifestações culturais da história da humanidade. ... Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural. Nelas, é possível identificar, por exemplo, mudanças na busca pelo alimento: a coleta, as caçadas associadas a esse ato e, por fim, a agricultura.

O que nossos ancestrais usavam para pintar?

Mesmo há 7 mil anos, as cores já eram utilizadas nesses desenhos. O homem raspava alguns minérios para obter o pó colorido e misturar com cera de abelha ou resina de árvore. Além disso, as análises de pigmentos mostraram a utilização de carvão (restos das fogueiras) com saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue.

Qual a origem da palavra rupestre?

A palavra rupestre tem origem francesa e significa “pintura, traço ou gravação sobre rocha”, assim, as manifestações que se encaixam nesse tipo de arte são as pinturas e gravuras em cavernas ou em locais abertos. Considera-se que essas expressões eram realizadas, na maior parte, com intuitos ritualísticos.

Quais são os desenhos rupestres?

Os desenhos rupestres são classificados em pinturas e gravuras. Há ainda a chamada arte parietal, que são as manifestações encontradas exclusivamente em grutas e cavernas. Pinturas são manifestações artísticas nas quais pigmentos são depositados sobre um suporte bidimensional.

Onde foram encontradas as manifestações de arte rupestre?

Após esta, outras surgiram em todo o globo. Porém, as mais preservadas e estudadas localizam-se na França e no norte da Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, nos Balcãs, no norte mediterrâneo da África, na Austrália e na Sibéria. Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:

Quais são as pinturas rupestres?

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados. Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres. A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.

Postagens relacionadas: