Como eram feitas as pontes antigamente?
Como eram feitas as pontes antigamente?
História. As primeiras pontes construídas pelos homens eram feitas simplesmente com troncos de madeira, galhos ou pedras. Pontes suspensas eram erguidas com cipós longos e resistentes. Os romanos antigos construíram muitas pontes em arco que existem até hoje.
Quem criou a primeira ponte?
Foram os Romanos que usaram os arcos pela primeira vez, para a construção de pontes e aquedutos, e até hoje ainda podemos ver estas construções. Também foram os Romanos os primeiros a usar o cimento, o que permitiu uma melhor sustentação em suas obras.
Qual a utilidade da ponte?
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Como são construídas as pontes?
Como toda ponte, são estruturas para atravessar vãos sobre rios ou depressões no terreno. Geralmente eram construídas em madeira, tendo o pavimento suportado por longarinas ou travessas que, por sua vez, apoiavam-se sobre duas ou mais vigas em treliça, tendo por cima de tudo uma cobertura, daí o nome.
Como foram construídas as pontes romanas?
As pontes construídas pelos antigos romanos foram as primeiras de grandes dimensões, e estão entre as mais duradouras do mundo. As pontes romanas eram construídas com pedras, e tinham o arco como sua estrutura básica (ver ponte em arco).
Qual a origem das pontes cobertas?
Geralmente eram construídas em madeira, tendo o pavimento suportado por longarinas ou travessas que, por sua vez, apoiavam-se sobre duas ou mais vigas em treliça, tendo por cima de tudo uma cobertura, daí o nome. Segundo consta, a origem das pontes cobertas remonta ao século XII na Europa -- principalmente na Suíça –- e também nos países asiáticos.
Qual a origem das pontes de madeira?
Muitas pontes de madeira foram construídas desde a Idade Média até o século 19, e vários tipos de arcos e treliças foram desenvolvidos. O século XVIII também viu o surgimento de pontes cobertas, ou seja, pontes com telhados, tanto nos EUA quanto na Europa.