Como eram chamados os protetores e financiadores das artes e das ciências?
Como eram chamados os protetores e financiadores das artes e das ciências?
Os protetores da arte e da ciência são chamados de mecenas. Os mecenas foram muito importantes durante o período renascentista na Itália. Eles eram responsáveis pelo financiamento de vários artistas.
Como eram chamados os membros da elite urbana?
Eram os Burgueses, grandes comerciantes, em Veneza, Pisa, Gênova e Florença; os sábios bizantinos, fugidos de Bizâncio, por causa dos conflitos religiosos; os Artistas renascentistas; os Clérigos da Igreja; e os Mecenas, ricos investidores da elite, que patrocinavam os artistas renascentistas como os Médicis, em ...
Qual o princípio que movia os mecenas?
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... Os Médici foram uma dinastia política italiana.
Por que o individualismo foi uma característica da Renascença?
Individualismo Representou uma das importantes características do renascimento associados ao movimento humanista. O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja, mas também por suas emoções e escolhas. Assim, ele torna-se um ser crítico e responsável por suas ações no mundo.
Qual a importância dos mecenas?
Mecenas era um membro da classe dos cavaleiros e um rico cidadão romano que foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes de vulto da cultura romana, como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio, bem como o historiador Tito Lívio.