Onde viviam os iorubás?
Índice
- Onde viviam os iorubás?
- Qual a principal cidade Iorubá?
- Qual era a religião dos iorubás?
- Quem eram e onde viviam os povos iorubás e bantos?
- Como foi construída a civilização ioruba?
- Qual é o significado do termo iorubá?
- Qual a origem da religião iorubá?
- Quais são os poemas mais importantes do povo iorubá?
- Quais são as raízes do mito iorubá?
Onde viviam os iorubás?
Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental.
Qual a principal cidade Iorubá?
No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.
Qual era a religião dos iorubás?
Muitos iorubas hoje são cristãos ou muçulmanos, mas os aspectos da sua religião tradicional — um criador supremo e quatrocentos deuses (orixás) — ainda sobrevivem. Há muitos livros escritos em ioruba e essa língua é uma das três mais faladas na Nigéria.
Quem eram e onde viviam os povos iorubás e bantos?
Eles pertenciam a uma grande variedade de povos, que no século XIX, foi classificada em dois grandes grupos linguísticos: banto e iorubá. Os iorubás constituem um grande grupo étnico-linguístico da África Ocidental, representando 20% da população da Nigéria.
Como foi construída a civilização ioruba?
1- No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo. Nas cidades iorubas, o palácio do obá fica no centro e ao seu redor estão as habitações de seus descendentes.
Qual é o significado do termo iorubá?
Iorubá é o nome de uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais. Na verdade, o termo é aplicado a uma coleção de diversas populações ligadas entre si por uma língua comum de mesmo nome, além de uma mesma história e cultura. Os grupos étnicos que vivem próximos aos iorubás são os fon, ibo, igala e Idoma.
Qual a origem da religião iorubá?
A religião iorubá cruzou o atlântico durante o período colonial e de escravização por parte dos europeus e influenciou religiões como a Santería, em Cuba, e o Candomblé, no Brasil. Um aspecto fundamental da religião é o Sistema de Ifá, o oráculo que determina todas as ações dos iorubás, do casamento a atividades cotidianas.
Quais são os poemas mais importantes do povo iorubá?
Nos poemas maiores, os Iremoje e os Ijala, estão preservados os elementos mais significativos da trajetória mitológica deste povo. O cosmo iorubá é arquitetado em uma estrutura quádrupla, daí os sacerdotes serem também enquadrados em categorias que correspondem a esta visão de mundo.
Quais são as raízes do mito iorubá?
Há algumas variantes do mito da criação iorubá, mas, de uma forma geral, há três principais raízes mitológicas, que ainda diferenciam-se em detalhes, mas que mantêm uma linha central. Em algumas, Obàtálá é o criador, não só do mundo, como também da humanidade, criando simultaneamente, no òrun (mundo espiritual) e no ayé (mundo material).