Como a alteração do pH Urinario pode interferir na eliminação do fármaco?

Índice

Como a alteração do pH Urinario pode interferir na eliminação do fármaco?

Como a alteração do pH Urinario pode interferir na eliminação do fármaco?

O pH urinário, que varia de 4,5 a 8,0, pode afetar a reabsorção e a excreção do fármaco porque o pH urinário determina o estado de ionização de um ácido ou base fraco ( Difusão passiva ).

Qual o órgão responsável pela excreção da maioria dos fármacos?

Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.

Como o pH do meio interfere na absorção de fármacos?

Se o pH do meio for menor que 8, o fármaco se apresentará mais na sua forma iônica (BH+), sendo assim não-lipossolúvel, permanecendo aprisionado nesse compartimento. Indo mais a fundo: se o pH do meio for 6, por exemplo, teremos uma fração x% ionizada.

Quais são os fatores que podem alterar a absorção de um fármaco?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Onde e como ocorre a excreção dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Quais fatores interferem na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Qual o pH do meio de um fármaco?

Considerando-se que a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada, o pH do meio é um parâmetro que influencia diretamente na passagem dos fármacos através das membranas biológicas e, portanto, este parâmetro é determinante dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos.

Qual a principal via de excreção de fármacos?

Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal. Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo.

Qual a estabilidade química de alguns fármacos?

A estabilidade química influencia de maneira tão marcante que alguns fármacos não são administrado pela via oral, devido a sua baixa absorção ocasionada pelas reações de biotransformação que as moléculas sofrem ao longo do percurso e perdendo suas propriedades que possibilitem a sua absorção.

Qual o estado de ionização de um fármaco?

As formas não ionizadas de fármacos e seus metabólitos tendem a ser reabsorvidos imediatamente dos líquidos tubulares. O pH urinário, que varia de 4,5 a 8,0, pode afetar a reabsorção e a excreção do fármaco porque o pH urinário determina o estado de ionização de um ácido ou base fraco ( Difusão passiva ).

Postagens relacionadas: