Como era o acesso à saúde antes da Constituição de 1988?
Como era o acesso à saúde antes da Constituição de 1988?
Até 1988, ano em que o SUS foi criado, a saúde pública ficava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e era coisa para poucos — estima-se que em torno de 45% da população brasileira era atendida pelo governo em meados dos anos 80.
Como era a saúde pública antes do SUS?
Veja também: Assista aqui à apresentação do dr. Drauzio sobre o SUS, em O Sistema #03 Como era a saúde pública no Brasil antes do SUS? Antes de existir o SUS, a saúde pública era responsabilidade do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, o Inamps.
Qual a história da Saúde no Brasil?
História da saúde no Brasil, Luiz Antonio Teixeira, Tânia Salgado Pimenta e Gilberto Hochman (2018) A história do século XX pelas descobertas da medicina, Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni (2014)
Como era a saúde até a Constituição de 1988?
Mas como era a saúde até a Constituição de 1988? Antes do SUS, a oferta de serviços de saúde era desigual e não havia integração entre diferentes esferas de governo. Além de escolhas políticas, a estrutura da saúde mudou bastante no Brasil com o aumento da população urbana e o surgimento de novas epidemias ao longo do século 20.
Como foram criados os primeiros postos de saúde?
Foi a partir dessa iniciativa que foram criados os primeiros postos de saúde. Inicialmente eles eram casas alugadas pela prefeitura na periferia, pequenas e muito pobres. Os atendimentos ocorriam apenas duas vezes por semana, mas já serviam de grande ajuda para a população que passou a ter um serviço de saúde perto de casa.