Como saber qual varistor usar?
Como saber qual varistor usar?
Para se comprar um varistor para um projeto deve-se analizar o datasheet do fabricante para se analizar cada característica em detalhe para usar o varistor mais adequado para o circuito, mas para reposição para manutenção precisa-se pelo menos saber qual o tamanho e a tensão de operação ou tensão nominal do varistor.
Como colocar um varistor?
Desaperte os parafusos da tampa sobre a fiação do varistor, se esse tipo de fixação existir no dispositivo. Desenrole o fio e puxe o varistor. Coloque-o de novo no lugar da mesma maneira como estava antes. Enrole os fios juntos e aperte os parafusos de volta.
Como é feito o varistor?
Em outras palavras, o varistor funciona como um dispositivo de curto-circuito, que se submete a tensões elevadíssimas. Os componentes que constituem os varistores são o óxido de zinco e titanatos, no formato de cerâmica e o valor ôhmico dependem da tensão existente nos seus terminais.
Como saber se o varistor está queimado?
Encoste uma das pontas do multímetro ao terminal solto do varistor e a outra ao terminal preso. Observe a resistência medida: se o valor estiver perto de resistência infinita, o varistor está bom; se ler resistência muito baixa, ele está queimado.
O que é um diodo varistor?
Um varistor ou VDR (do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é inversamente proporcional ao valor da tensão aplicada aos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varistor aumenta, sua resistência diminui.
O que tem por dentro de um DPS?
Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... O varistor é na verdade um VDR (voltage depended resistor), ou seja, o varistor é um resistor dependente da tensão elétrica.