Qual filósofo defende a moral cristã?
Qual filósofo defende a moral cristã?
Friedrich Wilhelm Nietzsche Na filosofia de Friedrich Nietzsche, encontra-se um elemento que, talvez, seja o mais polêmico de todos: a crítica à moral cristã. Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Röcken, cidade do então Reino da Prússia, em 1844.
Por que Nietzsche defendia o fim da moral cristã?
Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.
O que é ética e moral cristã?
A ética cristã é quando o indivíduo procura viver sua vida sob os ensinamentos de Jesus, seguindo os mandamentos, vivendo de acordo com o que a sua religião prega com normas de conduta correta, uma vez que consideram que elas foram estabelecidas por Deus, para serem seguidas.
Como Nietzsche interpreta as virtudes cristãs?
O principal fator de fundamentação da moral cristã em Nietzsche se constitui no “medo” (NIETZSCHE, 1998, p. 33) que é acrescido com o castigo, que intensifica a prudência e o controle dos desejos. Nietzsche diz que é esse medo que gera a angústia diante da vida e acarreta a busca do perdão de "Deus".