Quando usar menos?

Índice

Quando usar menos?

Quando usar menos?

A forma correta de escrita da palavra é menos....Deve ser utilizada a palavra menos para indicar alguém ou alguma coisa em menor número, em menor quantidade ou numa posição inferior:

  1. menos pão;
  2. menos livros;
  3. menos água;
  4. menos cadeiras;
  5. menos coisas;
  6. menos gente;
  7. menos pessoas;
  8. o menos importante;

Tinha menos meninas naquela sala?

Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.

Quem não é fumante tem menas ou menos chance de ter câncer?

Se você não é fumante, mas vive ao lado de um, tem até 30% a mais de chance de ter câncer de pulmão - GQ | Saúde.

Não faz mal ou mau?

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. ... Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

É correto dizer muito menos?

A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande».

Tinha poucas ou tinham poucas?

Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3. ª pessoa do plural: Eles tinham saudades de ti.

Quando usar houveram ou houve?

Como você viu acima, "houveram", no sentido de acontecer, existir ou de tempo decorrido, não existe! Então, lembre-se que a regra é usar sempre "houve". Quando usar houveram? Essa conjugação é utilizada apenas como verbo auxiliar, no sentido de ter.

Quem não é fumante tem menas ou menos?

Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos.

Qual a palavra correta menas ou menos?

Correta vem do verbo corretar.

Qual a diferença entre a maior e a menor?

Mesmo assim, não se poderá dizer que «a maior» e «a menor» sejam usos incorretos, visto a sua dicionarização mostrar que se tornaram hoje aceitáveis. Observe-se, por último, que estas expressões são desconhecidas em Portugal, onde se usa comummente «a mais» e «a menos».

Quais são as locuções a maior e a menor?

No entanto, ouço dos mais altos cargos, como diretores, gerentes e controllers, que utilizam sem nenhuma censura tal expressão. Agradeço a atenção e fico no aguardo para um possível esclarecimento. Não há consenso quanto à aceitabilidade das locuções «a maior» e «a menor», que são locuções atestadas apenas no português do Brasil.

Qual o significado de “a mais”?

“A mais” dá ideia de adição, acréscimo, distância, ou maior quantidade. “Há mais” é utilizado quando nos referimos a alguma ação no passado (que pode estar acontecendo ainda no tempo presente) ou que algo existe em mais quantidade (existem mais).

Postagens relacionadas: