Como se escreve usá lo?

Índice

Como se escreve usá lo?

Como se escreve usá lo?

Conjugação com pronome oblíquo átono o

  1. Presente. euuso-o. tuusa-lo. eleusa-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euusava-o. tuusava-lo. eleusava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euusei-o. tuusaste-o. eleusou-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euusara-o. tuusara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euusá-lo-ei. tuusá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euusá-lo-ia. tuusá-lo-ias.

Quando se usa o lhe?

O e lhe são pronomes pessoais oblíquos átonos relativos à terceira pessoa do singular. São usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

O que é crase quando podemos usá lá e também quando não devemos usá lá?

Trata-se do encontro de vogais iguais => A + A = À. Acontece, em geral, em três casos: Encontro da preposição A com os artigos definidos A ou AS; ... Encontro dos pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo com a preposição A.

Como usar o lhe e lhes?

Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural. Outro aspecto que merece atenção: Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.

Qual é o verbo de uso?

usar - verbo
Indicativo
PresentePretérito imperfeitoAfirmativo (Negativo)
use uses use usemos useis usemusasse usasses usasse usássemos usásseis usassem- usa (uses) use usemos usai (useis) usem

Qual é a conjugação do verbo usar?

Usaram de grande astúcia para vencer....usar.
euusava
tuusavas
ele, ela, vocêusava
nósusávamos
vósusáveis
Mais 1 linha

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Porque o lhe e objeto indireto?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Quando se usa a crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Como se define a crase?

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Postagens relacionadas: