Como podemos identificar a nanotecnologia em nosso dia a dia?

Índice

Como podemos identificar a nanotecnologia em nosso dia a dia?

Como podemos identificar a nanotecnologia em nosso dia a dia?

Segue alguns exemplos:

  1. Tecidos. A aplicação de nanotecnologia em indústria têxtil é recente, ela serve para dar novas características a fibras, fios e tecidos. ...
  2. Cosméticos. ...
  3. Remédios. ...
  4. Microprocessadores e Aparelhos Eletrônicos.

Onde a nanotecnologia é aplicada no Brasil?

Protetores solares, cremes, fármacos. A nanotecnologia já está sendo aplicada na produção de itens como estes, mas não só. Ela também está presente em diversos outros produtos do nosso dia a dia que não têm nada a ver com medicina e cosmética.

Quais problemas a nanotecnologia pode gerar para o meio ambiente?

A contaminação do meio ambiente por nanomateriais com grande área superficial, boa resistência mecânica e atividade catalítica pode resultar na concentração de compostos tóxicos na superfície das nanopartículas, com posterior transporte no meio ambiente ou acúmulo ao longo da cadeia alimentar; na adsorção de ...

Que riscos oferecem uma nanopartícula?

Vários estudos mostraram que nanopartículas sintéticas contidas em nanomateriais comercializados, ao entrar em contato com tecidos vivos, produzem radicais livres, causando inflamação ou dano aos tecidos e ao DNA e o posterior crescimento de tumores.

Quais as vantagens e desvantagens que a nanotecnologia traz para a sociedade?

A nanotecnologia permitiu avanços que no passado eram inimagináveis, remédios com efeitos colaterais menores, vidros autolimpantes, roupas impermeáveis, cosméticos inteligentes, mas todas essas revoluções tecnológicas possuem outro lado. A nanotecnologia tem algumas desvantagens que precisam ser analisadas com cuidado.

Para que servem as nanopartículas?

Produzidas pelo homem, as nanopartículas têm sido empregadas em um grande número de produtos de consumo, como tintas, filtros solares, medicamentos e materiais esportivos. Há vários anos as discussões sobre as nanopartículas tendem a considerá-las muito mais com relação ao seu tamanho do que às suas propriedades.

Quais os materiais hoje utilizados que apresentam nanotecnologia *?

9 objetos cotidianos que usam nanotecnologia

  • Band-Aid. (Fonte da imagem: Divulgação/Johnson & Johnson) ...
  • Creme dental. (Fonte da imagem: Divulgação/Wikimedia Commons) ...
  • Bolas de tênis. (Fonte da imagem: Reprodução/BenuTextiles) ...
  • Tintura de automóveis. (Fonte da imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Quais objetos usam a nanotecnologia?

Porém, existem muitos outros objetos que também usam os compostos produzidos em escala nanométrica, sendo que boa parte deles pode até ser encontrada em casa. Continue acompanhando esta matéria do Tecmundo e conheça alguns dos objetos do seu dia a dia que usam a nanotecnologia e você nem sabia.

Qual o potencial da nanotecnologia?

Seu potencial é tão amplo e promissor que muitos especialistas consideram a nanotecnologia uma nova revolução industrial.

Qual a evolução da nanotecnologia no mundo?

Todos esses produtos mostram a evolução da nanotecnologia no mundo, infelizmente o valor dessa alta tecnologia acaba repassado ao produto que geralmente é mais caro no mercado que os produtos sem essa tecnologia.

Como a nanotecnologia protege os veículos?

A nanotecnologia também tem sido uma aliada nesta área, com uma espuma de nanopartículas de prata que ajudam a destruir as bactérias que entram em contato com o preservativo. Um novo nanomaterial empregado recentemente pela General Motors e pela Toyota também está ajudando proteger mais os veículos ao mesmo tempo em que economiza combustível.

Postagens relacionadas: