Como a pelve feminina está adaptada ao parto?
Índice
- Como a pelve feminina está adaptada ao parto?
- Quais ossos se abrem na hora do parto?
- O que é intercorrência no parto?
- Como é a pelve feminina?
- O que é a sínfise púbica?
- Como preparar o períneo para o parto normal?
- Como exercitar os músculos do assoalho pélvico?
- O que pode acontecer com dor pélvica na gravidez?
- Qual a postura do bebê durante a gravidez?
- Como reage o organismo durante a gravidez?
- Qual a importância do exame na gravidez?
Como a pelve feminina está adaptada ao parto?
"A pelve da mulher sofre grande ação de hormônios durante a gestação que a deixam mais flexível para favorecer a descida do bebê. As posturas e os exercícios são específicos para isso", explica Thalita Freitas, fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Quais ossos se abrem na hora do parto?
Do ponto de vista obstétrico, o conhecimento da pelve óssea (PO), também chamada de bacia óssea ou quadril é indispensável, uma vez que é através dela que o feto passa para nascer durante o parto. Está constituída por quatro ossos: os dois ossos ilíacos, o sacro e o cóccix.
O que é intercorrência no parto?
Embora a maioria dos trabalhos de partos e partos, geralmente evolua sem problemas, aproximadamente 8 a 10% dos nascimentos apresentam intercorrências e complicações envolvendo as contrações uterinas, a vitalidade fetal ou o canal de parto, assim como as hemorragias no pós-parto imediato (REZENDE, 2008).
Como é a pelve feminina?
Diferenças entre a Pelve Feminina e Masculina Existem diferenças mecânicas entre a pelve masculina e feminina. No homem a pelve é mais estreita e o forame triangular é profundo. Já a pelve feminina é mais larga e rasa, devido à própria função reprodutora, apresenta o forame obturador mais arredondado.
O que é a sínfise púbica?
A sínfise púbica é a articulação do centro desse osso. Durante a gravidez, o corpo da mulher segrega hormonas (relaxina e progesterona) que permitem que as ligações sejam mais flexíveis, de forma a que os ossos pélvicos se possam expandir um pouco e criar, assim, mais espaço para que o bebé passe durante o parto.
Como preparar o períneo para o parto normal?
- Você deve iniciar a massagem perineal com aproximadamente 34 semanas de gestação. Massageie todos os dias por 5 a 10 minutos. - Encontre um lugar onde se possa sentar e estar sozinha, ou com seu parceiro, ininterruptamente. - Tente ver seu períneo com ajuda de um espelho, note como ele é.
Como exercitar os músculos do assoalho pélvico?
- Deite-se no chão.
- Flexione os joelhos e coloque os pés no chão com firmeza, com os joelhos alinhados aos quadris.
- Mantendo a sua lombar protegida, abaixe o corpo até ficar agachada.
- Contraia os músculos do seu assoalho pélvico e levante os quadris do chão, mantendo as costas retas.
- Segure esta posição por 10 segundos.
- Solte.
O que pode acontecer com dor pélvica na gravidez?
Dor pélvica na gravidez, o que pode ser? Dor pélvica na gravidez é bastante comum (ocorre em cerca de 50% das gestantes) e pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:
Qual a postura do bebê durante a gravidez?
O aumento da produção do hormônio chamado relaxina, responsável em tornar os ligamentos e articulações da pelve mais elásticas, facilitando a passagem do bebê na hora do parto; Postura física que se modifica com o avanço da gravidez e o peso do bebê, pressionando órgãos, músculos, ligamentos e articulações e ocasionando a dor;
Como reage o organismo durante a gravidez?
“Depende de como o organismo reage ao aumento dos hormônios, sobretudo da progesterona e do estrogênio, durante a gravidez”, explica Viviane Monteiro, obstetra da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.
Qual a importância do exame na gravidez?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 6 reforça a importância do exame e recomenda a realização de apenas dois ultrassons morfológicos ao longo da gravidez: um no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas, e outro no segundo, entre 18 e 20 semanas. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) 7 recomenda a realização de apenas uma ultrassonografia.