Como a pele se protege dos raios ultravioletas?

Índice

Como a pele se protege dos raios ultravioletas?

Como a pele se protege dos raios ultravioletas?

A melanina é um pigmento produzido pelos melanócitos com a função de nos proteger contra os raios UV. Em um país repleto de deslumbrantes praias é normal encontrarmos pessoas tentando manter um corpo bronzeado.

O que devemos fazer para nos proteger dos raios ultravioletas do sol?

Como prevenir

  1. Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
  2. Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).
  3. Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.

O que é filtro UV para pele?

A maioria dos protetores solares protegem somente contra os Raios UVB (que são aqueles que causam vermelhidão na pele, geralmente no verão), enquanto uma roupa com proteção UV bloqueia tanto UVA (os causadores das doenças de pele), quanto UVB.

Quais efeitos que a luz solar pode causar na pele?

O envelhecimento precoce da pele e a formação de rugas são, também, efeitos prejudiciais causados pela luz UV. As queimaduras solares também resultam da luz UV, principalmente dos raios UVB.

Como se proteger da radiação ionizante?

Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás. Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

Qual a radiação UV responsável pela pigmentação da pele?

Os melanócitos são células localizadas na barreira entre a epiderme e a derme, fundamentais para manter a saúde da pele. Eles produzem a melanina, um pigmento na forma de grânulos responsável pela coloração da pele e pela proteção contra a radiação ultravioleta B (UVB).

O que o filtro UV impede?

– Esterilização do ar, eliminando bactérias, vírus, esporos, fungos e ácaros.

Qual a intensidade dos raios UVB na pele?

A radiação solar na pele é, portanto, diferente dependendo do tempo, lugar e dos arredores. Diariamente: A intensidade dos raios UVB está ligada à posição do sol e às alterações ao longo do dia. Pode ser até 150 vezes mais forte ao meio-dia do que às 6 da manhã.

Quais são os raios UVA na pele?

E cada um dos tipos de radiação tem efeitos diferentes. Mas são os raios ultravioleta que são importantes para a sua pele. Os raios UVA não causam quaisquer sintomas dolorosos na pele, mas não penetram muito profundamente nas células da derme. Criam radicais livres e podem danificar as células a longo prazo.

Como proteger os raios UVB da superfície da Terra?

Embora os raios UVB só penetrem na epiderme, podem causar queimaduras solares e danos no ADN. É por isso que é muito importante garantir proteção suficiente contra os raios UVB. Os raios UVC seriam extremamente perigosos para todas as formas de vida se efetivamente atingissem a superfície da Terra.

Qual a intensidade da radiação solar na pele?

A intensidade depende de muitos fatores, incluindo a época do ano e a hora do dia, superfícies refletoras, a distância do equador e a altura acima do nível do mar. A radiação solar na pele é, portanto, diferente dependendo do tempo, lugar e dos arredores.

Postagens relacionadas: