Como especificar o disjuntor motor?

Índice

Como especificar o disjuntor motor?

Como especificar o disjuntor motor?

A primeira informação para dimensionar um disjuntor motor é a corrente nominal (In) do motor elétrico que o disjuntor motor vai proteger. Este valor da corrente é encontrado na placa de identificação do motor. A segunda informação, também encontrada na placa de identificação do motor, é o fator de serviço.

Qual a principal característica do disjuntor motor?

A principal característica dos disjuntores-motores acontece no momento de sua abertura em condições anormais de corrente, ou seja, abertura ocorre em caso de curto circuito ou sobrecarga do motor, porque neste ponto existe uma grande quantidade de corrente fluindo para o motor, essa é a grande diferença entre os ...

Qual a função de um disjuntor motor?

O disjuntor-motor permite o arranque de motores a tensão plena, proteção contra sobrecargas e curto-circuitos, não necessitando de fusíveis ou interruptores adicionais. Os relés térmicos, quando acoplados, protegem contra a falta de fase e sobrecargas.

Qual a diferença entre o disjuntor motor e o disjuntor normal?

O disjuntor comum tem apenas uma representação (I) que mostra que ele protege contra altas correntes, no caso de um curto. Já o Disjuntor Motor, além dessa representação, ainda mostra que possuí um bimetálico. Esse é o responsável pela proteção contra sobrecarga no motor.

Que equipamento deve ser empregado em um motor para proteção contra sobrecarga?

O Disjuntor motor é considerado em sua base principal como um dispositivo de proteção em um circuito principal, onde em um único dispositivo podem controlar e proteger o motor que está empregado no circuito.

O que é um disjuntor motor e quais suas aplicações?

O disjuntor motor é um dispositivo que combina proteção e controle para motores elétricos. Ele foi desenvolvido especialmente para o acionamento e proteção de motores elétricos. O grande diferencial desse disjuntor é conseguir reunir funções de fusível, relé térmico e contator em um único dispositivo.

Como funciona o disjuntor motor?

O disjuntor motor possui uma interrupção muito elevada e com isso possibilita a empregabilidade em circuitos de correntes muito elevadas e com uma atuação muito precisa pois pelos seus dois princípios de proteção conseguem cobrir todo circuito e equipamento que esteja sob sua proteção, veja:

Como certificar os disjuntores-motores?

Para a especificação correta dos disjuntores-motores é importante certificar-se da corrente de serviço e nominal dos motores a serem protegidos. Esses dados podem ser identificados na placa do motor e o ajuste de corrente no disjuntor-motor deve estar de acordo com a corrente de serviço, para assegurar a eficiência da proteção.

Qual é o disjuntor de um circuito?

Um disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a corrente, a tensão e a capacidade que possui. Disjuntores, em linhas gerais, servem para realizar a proteção de um circuito, assim como aos cabos que esses circuitos estão conectados. Todo disjuntor conta com uma especificação de corrente contínua, tensão e de corrente de curto-circuito.

Como é possível realizar o bloqueio dos disjuntores-motores?

Ainda é possível realizar o bloqueio (Consignação), do equipamento na própria manopla dos disjuntores-motores, atendendo as normas regulamentadoras NR12 e NR10. As proteções contra falta de fase e sobrecargas são potencializadas, quando se realiza a instalação dos disjuntores-motores em serie com um relé térmico.

Postagens relacionadas: