Quais as vantagens de usar um inversor de frequência?

Índice

Quais as vantagens de usar um inversor de frequência?

Quais as vantagens de usar um inversor de frequência?

Aumento da vida útil do sistema: Inversores de frequência aumentam a vida útil dos motores elétricos e do sistema como um todo por diversos motivos. Além da já citada rampa de aceleração que evita acionamentos bruscos, existem várias funções de proteção, como por exemplo em caso de picos na rede elétrica.

Como dimensionar o inversor de frequência?

Dimensionar corretamente o inversor de frequência evita uma série de problemas. Um inversor mal dimensionado pode não atender à aplicação, gerando transtornos e custos desnecessários. Em alguns casos o inversor pode funcionar por um período de tempo e, em seguida, sofrer danos permanentes e deixar de funcionar.

Quais são as principais variáveis do inversor de frequência?

Abaixo é possível visualizar as principais variáveis: Este é um dos pontos principais para o bom dimensionamento do inversor de frequência. Existem motores de potências idênticas e diferentes correntes nominais. Isso ocorre porque a corrente nominal é influenciada por outros fatores, como o número de pólos, por exemplo.

Como usar o inversor de frequência no motor elétrico?

O correto é, utilizando um inversor de frequência, fazer o motor dar a partida em baixa rotação e ir ganhando velocidade. Isso evita danos mecânicos precoces e aumenta a vida útil do motor. O inversor também pode ser um grande aliado para a economia de energia em motores elétricos.

Qual é o último estágio do inversor de frequência?

Por conta da transformação de corrente alternada para continua, o valor da tensão elétrica no sinal continuo equivale a aproximadamente a multiplicação de raiz de dois pela tensão RMS em corrente alternada. Por fim, o último estágio do inversor de frequência consiste em transistores capazes de chavear a tensão continua.

Postagens relacionadas: