Qual é o principal agente causador da tuberculose humana e como essa doença é comumente transmitida?

Índice

Qual é o principal agente causador da tuberculose humana e como essa doença é comumente transmitida?

Qual é o principal agente causador da tuberculose humana e como essa doença é comumente transmitida?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

Como a tuberculose se desenvolve no organismo?

Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Quais são os sintomas da tuberculose? O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose.

Como Prevenir a tuberculose?

Como prevenir a tuberculose? A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Qual o vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose?

Além da construção do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a ingestão dos medicamentos pelo paciente realizada sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, como profissionais da assistência social, entre outros, desde que supervisionados por profissionais de saúde.

Qual é o diagnóstico precoce da tuberculose pulmonar?

Um diagnóstico precoce é a chave para um tratamento mais efetivo e também para interromper o ciclo de transmissão da doença, uma vez que um paciente com tuberculose pulmonar sem tratamento pode ser responsável por infectar até 15 pessoas. A tosse persistente por várias semanas pode ser um sinal de tuberculose.

Postagens relacionadas: