Como fazer um pasteurizador de substrato?

Índice

Como fazer um pasteurizador de substrato?

Como fazer um pasteurizador de substrato?

Pasteurização à vapor com baldes​ Deixando o substrato pouco compactado, o vapor o aquece homogeneamente. A medida que o sistema começar a perder o calor, basta ligar a resistência por alguns minutos. Ficou bem compacto para o volume de substrato que é capaz de pasteurizar.

Como pasteurizar substrato cogumelo?

A pasteurização é feita usando-se um tambor metálico de 200 litros aquecido a lenha ou por queimador a gás em sua parte inferior. O material picado deve ser acomodado dentro de um cesto metálico resistente e com malha fina para evitar que o substrato se espalhe dentro do tambor.

Como pasteurizar palha?

Submergir a palha na água, dentro do cesto e colocando um peso para que não flutue. Aquecer a água com a palha durante 2h a 80ºC. Içar/deixar escorrer e arrefecer até 15ºC.

Qual o substrato para a produção de cogumelos?

Chama-se substrato ao material no qual o micélio dos cogumelos se desenvolve. Resíduos agrícolas e/ou florestais como lascas de madeira, serradura, palhas, etc… podem ser usados como ingredientes principais do substrato para a produção de cogumelos da espécie Pleurotus e shiitake.

Como encontrar um recipiente para cogumelos?

Encontre um recipiente para os cogumelos. A melhor solução é o saco plástico com filtro específico para fungicultura, normalmente vendido juntamente com o micélio. Você também pode usar um saco plástico para alimentos com fecho ziplock, e ainda uma caixa de leite ou um pote de sorvete esterilizados e com quatro buracos nas laterais.

Como manter os cogumelos no ambiente adequado?

Deixe os cogumelos no ambiente adequado. O saco ou recipiente deve ficar em local escuro e morno (algo entre os 18 °C e os 25 °C), como um armário ou debaixo da pia. Deixe-o lá por de duas a quatro semanas, ou até que que toda a borra de café fique esbranquiçada — o que indica a colonização da borra pelo micélio.

Quais são os benefícios dos cogumelos?

Um incremento saudável a qualquer dieta, os cogumelos têm baixo teor calórico e de gordura, são ricos em fibras e contêm grande concentração de potássio e selênio. Seu cultivo é mais fácil em ambientes fechados, onde luz e temperatura podem ser mais controlados.

Postagens relacionadas: