Onde encontrar o hormônio ocitocina?

Índice

Onde encontrar o hormônio ocitocina?

Onde encontrar o hormônio ocitocina?

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

Para que serve o hormônio ocitocina?

A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro, que tem papel importante para facilitar o parto e a amamentação, mas também pode ser encontrada em farmácias, na forma de cápsulas, líquida ou em spray, como é o caso do Syntocinon, por exemplo, devendo ser utilizada somente segundo orientação médica.

O que contém ocitocina?

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar.

Qual medicamento tem ocitocina?

Syntocinon® pertence a um grupo de medicamentos denominados ocitócicos, que estimulam a contração do útero. É idêntico à ocitocina, um hormônio natural liberado pela glândula hipófise. Syntocinon® age no estímulo das contrações rítmicas do útero durante o parto e após o parto.

Quais são as funções da ocitocina?

No entanto, várias outras funções estão sendo associadas a ocitocina, como estímulo do cuidado parental e do vínculo materno e social, melhora do estresse e ansiedade, atuação no orgasmo, entre outros.

Como aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea?

Ser generoso, honesto e ter compaixão é capaz de aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea, pois o cérebro interpreta estas atitudes como formas de inspirar confiança e boas sensações ao corpo, fazendo com que haja mais produção deste hormônio.

Por que a ocitocina é essencial para o bem-estar?

A ocitocina é encontrada tanto na mulher quanto no homem, e é conhecida por causar a sensação de prazer e ajudar no trabalho de parto e amamentação, mas, também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar, além disso é responsável por reduzir as chances do aparecimento de um transtorno psicológico como a ansiedade.

Como ocorre a liberação da ocitocina durante o parto?

Durante o parto e a lactação, a liberação da ocitocina pode ser modulada por sua própria molécula em um mecanismo de retroalimentação positiva, ou seja, quanto mais ocitocina é liberada, há mais estímulo para sua produção e liberação no eixo hipotalâmico-hipofisário.

Postagens relacionadas: