O que diminui endorfina?

Índice

O que diminui endorfina?

O que diminui endorfina?

A privação do sono tende a diminuir a conexão da endorfina com os receptores do sistema límbico, que controla a sensação de prazer. Assim, uma noite bem dormida pode nos permitir o melhor aproveitamento da endorfina. Assim como a serotonina, a endorfina é influenciada pela exposição ao sol.

Quais são os alimentos que estimula a produção da endorfina?

Proteínas em geral: peixes (o mais rico em triptofano é o salmão, mas como é um peixe caro, pode ser substituído pela sardinha), aves, ovos, leite e queijos.

  • Aveia.
  • Tâmaras secas.
  • Gergelim.
  • Grão de bico.
  • Amêndoas.
  • Sementes de girassol e de abóbora.
  • Amendoim.
  • O que libera endorfina no organismo?

    Escutar uma música que traga boas lembranças, viver uma paixão, comer chocolate ou mesmo dar gargalhadas são formas de garantir que a substância esteja presente no organismo e promova o bem-estar. Outras ações também aumentam a produção da endorfina.

    Qual é o hormônio responsável pelo prazer?

    São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

    Qual a melhor maneira de obter a endorfina?

    Descoberta há 40 anos, as endorfinas são uma "breve euforia que mascara a dor física", classifica Breuning. Por isso, comer alimentos picantes é uma das maneiras de liberar esses opiáceos naturais, o que induz uma sensação de felicidade. Mas essa não é a única maneira de obter uma "injeção" de endorfina.

    Como Fazer exercício físico para liberar endorfinas?

    Fazer exercício físico Para pessoas que gostam de correr, uma das melhores formas de liberar endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. Caso contrário, a pessoa pode optar por praticar outros exercícios, como fazer aulas de grupo numa academia ou algo mais tranquilo como uma aula de Pilates ou Yôga, por exemplo.

    Como estimular a liberação de endorfinas no sangue?

    Existem várias formas de estimular a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, através de atividades que despertem os sentidos, como ouvir a música preferida, apaixonar-se e ter contato íntimo, por exemplo, porque com estes estímulos o sistema nervoso reage e libera estes hormônios no sangue, trazendo inúmeros benefícios para saúde.

    Qual o efeito da endorfina sobre a dor?

    No entanto, a endorfina pode também ter um efeito sobre algumas áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor. Em vista disso, diversos recursos utilizados em tratamentos e reabilitação de dores e lesões realizados pela fisioterapia, se baseiam na liberação de endorfina, a qual promove uma ação analgésica, melhorando a dor no local.

    Postagens relacionadas: