O que devo estudar em Direito Administrativo para concurso?
Índice
- O que devo estudar em Direito Administrativo para concurso?
- O que é melhor aprender primeiro direito administrativo ou direito constitucional?
- O que mais cai na prova da cespe de Direito Administrativo?
- O que mais cai de direito administrativo na PF?
- O que mais cai em direito administrativo na PRF?
- Como entender o Direito Constitucional?
- Porque estudar Direito Administrativo?
- Como estudar o direito constitucional para concursos?
- Como estudar o direito administrativo?
- Quais são as questões de Direito Administrativo?
- Como se atentar para o direito constitucional?
O que devo estudar em Direito Administrativo para concurso?
No tocante às legislações administrativas podemos destacar a Lei 8.112/90 (regime jurídico dos servidores federais) que é muita cobrada nas provas em geral e a Lei 8.666/93 (lei de licitações e contratos administrativos), que também é conteúdo recorrente.
O que é melhor aprender primeiro direito administrativo ou direito constitucional?
O Direito constitucional é a base das demais modalidades do Direito porque estabelece as regras fundamentais de funcionamento do Estado. Sendo assim, comece a estudar pelo Direito constitucional porque boa parte do conteúdo de Direito administrativo só vai aprender se tiver boa base no constitucional.
O que mais cai na prova da cespe de Direito Administrativo?
Fazendo uma análise de questões dos concursos de nível superior dos últimos anos elaborados pelo CESPE/CEBRASPE (20 – total de 1800 questões), percebe-se que o assunto mais cobrado é licitações (350 questões), seguido de Improbidade (175 questões), Atos Administrativos (157 questões), Organização da ...
O que mais cai de direito administrativo na PF?
O tema de administração financeira e orçamentária liderou com folga o levantamento, com 19 questões, 64% do total. Em seguida, com apenas 4 perguntas ficou administração burocrática e administração geral. Liderança foi o assuntos de 2 perguntas. Os demais tópicos tiveram apenas 1 questão.
O que mais cai em direito administrativo na PRF?
Os grandes destaques vão para Lei 8.112, Organização Administrativa e Poderes e Deveres da Administração. Esses 3 tópicos abrangem praticamente metade das questões. Em Direito Constitucional, nos baseamos neste caderno: https://www.tecconcursos.com.br/s/Q1QEJu, contendo 638 questões.
Como entender o Direito Constitucional?
Como estudar Direito Constitucional para concursos
- A Constituição Federal.
- Livros de apoio.
- Tente visualizar as leis e normas na prática.
- Tenha um dicionário jurídico em mãos.
- Dê uma olhada nos concursos antigos.
- Entenda a banca examinadora.
- Acompanhe professores do Direito Constitucional.
- Utilize mentorias.
Porque estudar Direito Administrativo?
O estudo do Direito Administrativo auxilia também na compreensão dos assuntos palpitantes, frequentemente trazidos pela imprensa, como a exoneração de Ministros, a criação de novos entes da Administração Indireta, as consequências da falta de fiscalização do governo em relação a inúmeras atividades, os li-mites e as ...
Como estudar o direito constitucional para concursos?
Mas no estudo do Direito Constitucional para concursos, você também precisa estudar doutrina e jurisprudência. Dependendo do concurso para o qual você está se preparando, a doutrina e a jurisprudência são menos relevantes do que a literalidade.
Como estudar o direito administrativo?
Em Direito administrativo, é recomendável estudar os artigos 37 a 41 da Constituição, princípios e organização da administração pública, atos administrativos, lei 8.112 /90 (para concursos federais) e lei 8.666 /93, dentre outros. Fonte: Amo Direito.
Quais são as questões de Direito Administrativo?
Como grande parte das questões de Direito Administrativo são fortemente baseadas na literalidade de dispositivos legais e constitucionais, é essencial que você se familiarize com o texto dos diplomas normativos exigidos na sua prova. Portanto, leia (e releia) os principais!
Como se atentar para o direito constitucional?
Ao lado do Direito Constitucional, há que se atentar prioritariamente para o Direito Administrativo e suas extensões, através das inúmeras leis específicas – Lei das Licitações, Lei do Funcionalismo Público, dentre outras, conforme o programa apontado no edital específico.