O que é o efeito halo do flúor na fluoretação das águas de abastecimento público?

Índice

O que é o efeito halo do flúor na fluoretação das águas de abastecimento público?

O que é o efeito halo do flúor na fluoretação das águas de abastecimento público?

Por meio do efeito "halo", o consumo de fluoretos se tornou imperceptível e constante mesmo em locais sem fluoretação das águas de abastecimento.

Qual é o papel do flúor na água?

Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. ... Ou seja, o teor de flúor na água pode beneficiar a prevenção da cárie e/ou representar risco de ocorrência de fluorose. Sabemos que a aplicação de flúor nas águas de abastecimento público traz resultados positivos no combate à cárie.

Como o flúor age no combate à cárie?

- O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. - O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Qual a relação da fluoretação das águas de abastecimento público e o índice de cárie?

Estudos científicos observaram sua ação na diminuição da prevalência da cárie dentária de 40 a 60%, quando comparada com as regiões não fluoretadas15. Autores15-16 relataram que comunidades que consomem água fluoretada em níveis ideais, sem interrupções, têm conseguido reduzir os níveis de cárie em 50 a 60%.

Quais os 5 tipos de fluoreto existentes no ambiente bucal?

Os quatro componentes de flúor mais comumente utilizados são: Fluossilicato de Sódio — Na2SiF6, Ácido Fluossilícico — H2SiF6, Fluoreto de Sódio — NaF e Fluoreto de Cálcio ou Fluorita — CaF2.

Qual a concentração de flúor na água de abastecimento para as cidades tropicais e para as cidades frias?

As temperaturas nas capitais brasileiras indicam que o fluoreto deveria variar de 0,6 a 0,9 mg/L para prevenir cárie dentária. Concentração de fluoreto natural de 1,5 mg/L é tolerável para consumo no Brasil se não houver tecnologia de custo-benefício aceitável para ajuste/remoção do seu excesso.

Quais os malefícios do flúor na água?

O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.

Porque o flúor protege os dentes?

O flúor restaura os minerais na superfície dos dentesuma área onde as bactérias poderiam ter corroído o esmalte. Além disso, também é capaz de prevenir o crescimento de bactérias orais nocivas e prevenir cáries.

Qual o papel do flúor no controle da doença cárie?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

Qual o benefício da aplicação de flúor na água?

Os parâmetros considerados são benefício e risco. Ou seja, o teor de flúor na água pode beneficiar a prevenção da cárie e/ou representar risco de ocorrência de fluorose. Sabemos que a aplicação de flúor nas águas de abastecimento público traz resultados positivos no combate à cárie.

Quais os efeitos da ingestão excessiva de flúor?

Os efeitos adversos mais conhecidos da ingestão excessiva de flúor são a fluorose dentária e esquelética, estando também associados outros efeitos como défices cognitivos, citotoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletrolíticas e cancro.

Como é obrigatória a fluoretação das águas?

Desde a década de 1970, a fluoretação das águas passou a ser obrigatória no Brasil, sendo regulada pela Lei nº 6.050, de . Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. Teores de flúor baixos não reduzem o problema.

Quando o flúor é aplicado na boca?

O uso da substância também pode ocorrer por via tópica, ou seja, quando ela é aplicada diretamente na boca. Nessas condições, o flúor é apresentado à cavidade bucal por meio de bochechos, escovação dos dentes e na forma de gel ou espuma, inclusive com moldeiras ajustáveis. Todo mundo pode se beneficiar com o uso do flúor, inclusive as crianças.

Postagens relacionadas: