Como essa nova Taxa Selic impactará a economia brasileira?

Índice

Como essa nova Taxa Selic impactará a economia brasileira?

Como essa nova Taxa Selic impactará a economia brasileira?

Em situações normais, a Selic acaba sendo a taxa mais baixa da economia. ... Nesse caso, a taxa pode ser maior que as taxas de longo prazo. O que nos indica que o governo crê que aquela política monetária vai trazer um alívio na inflação, levando a queda de juros em um longo prazo.

Qual a influência da Taxa Selic na economia?

Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação. Da mesma forma, se os juros estiverem muito baixos, a tendência é que os preços dos bens de consumo aumentem.

Qual a Taxa Selic atualmente é o que isso reflete na economia e no bolso do brasileiro?

A Taxa Selic hoje está em 5,25% ao ano. Ela foi definida no dia 04 de agosto de 2021 pelo Copom, que decidiu elevar em 1 p.p.

O que a Taxa Selic tem a ver com a sua vida?

Os juros dos bancos acompanham o ritmo da Selic. Portanto, em um cenário de queda, os empréstimos ficam mais baratos, ou seja, o crédito fica mais acessível. Isso aumenta o poder de compra, favorece o consumo e estimula a economia.

Como fica a taxa Selic em 2021?

Desde março de 2021, existe um movimento de aumento de juros. De lá para cá, já foram aprovadas três elevações da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A última delas aconteceu no dia 16 de junho, quando por unanimidade foi tomada a decisão de aumento da taxa para 4,25% ao ano.

O que acontece com a taxa Selic baixa?

Taxa Selic baixa para investimentos Quando há uma redução da Selic, os títulos públicos indexados a ela e as aplicações em Renda Fixa passam a oferecer uma remuneração menor – existe uma queda no rendimento, em outras palavras.

O que é a Selic e qual efeito cascata causa *?

"No caso da inflação, a alta da Selic vem para diminuir a liquidez do mercado, ou seja, diminuir o fluxo monetário (dinheiro) na economia, principalmente via crédito, já que esse aumento dos juros eleva custo do dinheiro, gerando um efeito cascata de encarecimento de taxas, diminuindo a pressão de demanda", explica o ...

Postagens relacionadas: