Como é estruturado o psiquismo do sujeito?
Índice
- Como é estruturado o psiquismo do sujeito?
- Como a psicanálise explica o comportamento do sujeito?
- O que é o homem para a psicanálise?
- O que é efeito sujeito?
- O que é a divisão subjetiva do sujeito humano?
- Como se dá a constituição do sujeito?
- Qual o conceito de cura que a psicanálise propõe?
- Qual o papel da psicanálise no campo da psicologia?
- O que caracteriza a psicanálise?
- Quais são os principais conceitos da psicanálise?
- Quem é o sujeito para a psicanálise?
- Por que a psicanálise é eficaz?
- Por que a psicanálise não é terapia?
- Qual a subjetividade da psicanálise?
Como é estruturado o psiquismo do sujeito?
Para o autor, a personalidade é resultante da dinâmica dessas três instâncias psíquicas. Compõem-se, assim, as grandes teses que organizam e constituem o sujeito: a noção de inconsciente; a sexualidade como organizadora da vida psíquica, ou seja, a constituição de um corpo pulsional; e uma estrutura de linguagem.
Como a psicanálise explica o comportamento do sujeito?
Na teoria psicanalítica, o comportamento está inteiramente ligado em estímulos externos propulsores da ação/reação, que serão exteriorizados de acordo com o caráter pré-constituído de cada indivíduo.
O que é o homem para a psicanálise?
O modelo de homem apresentado pela psicanálise pode ser resumido nos seguintes termos, de acordo com Kline (1988): O homem tem dois impulsos principais: sexualidade e agressão, juntos com motivos determinados pelo meio ambiente, tais como os conflitos de Édipo e de castração, que exigem expressão.
O que é efeito sujeito?
É a possibilidade de o sujeito equivaler ao objeto do desejo materno, em plena aderência ao falo imaginário (ϕ), que revela ao sujeito que ele pode perder-se aí.
O que é a divisão subjetiva do sujeito humano?
Em síntese, para a psicanálise, a subjetividade é dividida em duas ordens de funcionamento, relativas ao consciente e ao inconsciente, sendo essencialmente constituída pela sintaxe inconsciente. ... Na atualidade, é possível evidenciar um abalo nessa noção de sujeito de desejo proposta pela psicanálise.
Como se dá a constituição do sujeito?
O sujeito em psicanálise diz do sujeito do inconsciente, só existe sujeito se existir falta, é ela que funda o sujeito e ela só aparece se hou- ver a separação desse Outro. É na separação que se funda o inconsciente, ocorre uma sepa- ração entre o Eu e o Sujeito.
Qual o conceito de cura que a psicanálise propõe?
Quando alguém decide procurar um psicanalista, entendemos que o pré-conceito de cura, entendido como a supressão dos sintomas, está no campo central dessa busca. Segundo Lacan, "a cura é uma demanda que faz parte da voz do sofredor, de alguém que sofre pelo seu próprio corpo ou por seu pensamento ".
Qual o papel da psicanálise no campo da psicologia?
A psicanálise é uma ciência que, através da investigação da mente, busca caminhos para compreensão e superação dos distúrbios nervosos, fobias e traumas. Para isso, ela tem como princípio básico a relação entre os comportamentos/sentimentos e desejos inconscientes.
O que caracteriza a psicanálise?
A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
Quais são os principais conceitos da psicanálise?
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Quem é o sujeito para a psicanálise?
O sujeito, para a psicanálise, é aquele que se constitui na relação com o Outro através da linguagem. É em referência a essa ordem simbólica que se pode falar em sujeito e subjetividade a partir de Freud, e, em especial, após a produção teórica de Lacan. Portanto, o ...
Por que a psicanálise é eficaz?
A psicanálise é eficaz para tratar sintomas psíquicos, advindos das afecções psicológicas, como depressão, síndrome de pânico, conflitos internos e angústia, e daquilo que se chama de doenças psicossomáticas e mentais.
Por que a psicanálise não é terapia?
Segundo a psicanalista Araceli Albino, psicanálise não é o mesmo que psicoterapia. Isso porque terapia envolve a aplicação de um meio para promover a cura (seja física, mental ou emocional). Assim, a psicoterapia é um processo de tratamento por métodos psicológicos, que visa o tratamento de doenças ou desequilíbrios ligados ao sistema psíquico.
Qual a subjetividade da psicanálise?
Em síntese, para a psicanálise, a subjetividade é dividida em duas ordens de funcionamento, relativas ao consciente e ao inconsciente, sendo essencialmente constituída pela sintaxe inconsciente.