O que é a psicose na psicanálise?

Índice

O que é a psicose na psicanálise?

O que é a psicose na psicanálise?

Na psicanálise, a psicose corresponde a um funcionamento psíquico que obedece a um princípio de rejeição primordial, que corresponde ao termo alemão Verwerfung. A rejeição primordial consiste na expulsão de idéias ou pensamentos próprios, os quais passam a ser tratados como estranhos ou não acontecidos.

Qual a diferença teórica entre Lacan e Freud no que tange à psicose?

No caso da psicose, Lacan explica que há aí a foraclusão desse significante. ... Desse modo, tal como Freud entendia o delírio como uma tentativa de cura, Lacan o entende ainda como uma alternativa de trabalho encontrado pelo sujeito psicótico para dar conta de sua realidade própria e fora do mundo comum, social.

Como surge a psicose psicanálise?

Freud afirma que a psicose seria resultado do conflito do Eu e o mundo externo. ... O Eu fracassa em manter-se fiel ao mundo externo e tentar silenciar o Id; assim o Eu é derrotado pelo Id e consequentemente afastado da realidade, deste modo surge a psicose segundo Sigmund Freud.

Quais são os tipos de psicose?

Tipos de psicose

  • Esquizofrenia. Doença psiquiátrica em que há rompimento de contato com a realidade, comportamento social atípico e ideias delirantes. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtorno psicótico induzido por substância. ...
  • Transtorno delirante.

O que é perversão para a psicanálise?

Na Psicanálise, perverso é toda pessoa que possui um modo de funcionamento psíquico baseado numa estrutura perversa. ... O primeiro modelo baseia-se no axioma: "a neurose é o negativo da perversão" publicado em "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" (Sigmund Freud,1905).

O que é psicose para a psicologia?

Psicose é um transtorno mental que faz com que as pessoas percebam ou interpretem as coisas de maneira diferente das pessoas que as rodeiam. Isso pode envolver alucinações ou delírios.

O que Freud diz sobre psicose?

Segundo Freud, 1923, a psicose seria um conflito do ego e com realidade externa. Nela, há uma predominância do eu, pois o ego cria um novo mundo interno e externo de acordo com os impulsos do id. ... O delírio vem como uma tentativa de cura ou preenchimento dessa realidade que não pôde ser suportada.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Lacan focou seus estudos na manifestação do inconsciente, que Freud abordou em textos como A Interpretação dos Sonhos, Sobre a PsicoPatologia da Vida Cotidiana e Os Chistes e sua Relação com o Inconsciente, publicados entre o fim do século 19 e o começo do século 20.

O que leva à psicose?

Psicose induzida por substâncias – incluindo álcool, certas drogas ilegais e alguns medicamentos prescritos, incluindo esteróides e estimulantes. Estas são as principais causas dos sintomas psicóticos, mas a psicose também pode ser secundária a outros transtornos e doenças, incluindo: Tumor cerebral ou cisto.

Qual o mecanismo da psicose?

O mecanismo específico da psicose será redefinido como rejeição (Verwerfung). ... Esta é a definição do retorno do recalcado mediante o fracasso do recalque, a partir da qual depreendemos o mecanismo dos sintomas neuróticos e das demais formações do inconsciente.

Como explicar a psicanálise?

A psicanálise, que surgiu a partir da obra de Sigmund Freud, é bastante complexa e difícil de ser explicada em poucas palavras. Mas tentarei, na medida do possível, explicar os diferentes tipos de pessoas que encontramos por aí através do conceito de estrutura e mecanismos de defesa.

Qual a história da psicanálise?

Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos. A história da psicanálise está relacionada com a figura de seu precursor, Sigmund Freud (1856-1939). Ao longo de seus estudos, Freud elaborou toda uma teoria psicanalítica que formou as bases para uma nova ciência, ...

Como se vê a psicologia clínica ou a psicanálise?

O sofrimento que leva as pessoas a buscarem a psicologia clínica ou a psicanálise é a base para este sistema de pensamento. Como se vê, as três estruturas são muito ligadas à ideia de doença psíquica.

Quem é o inconsciente e a psicanálise?

O Inconsciente e a Psicanálise. A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

Postagens relacionadas: