Quais são as partes do epidídimo?
Índice
- Quais são as partes do epidídimo?
- Qual a importância funcional do epidídimo e como esse órgão está dividido anatomicamente?
- O que o epidídimo?
- O que é o Funiculo espermático?
- Qual é a função do epidídimo?
- Onde se localiza epidídimo?
- Qual a constituição histológica do epidídimo?
- Onde está localizado o epidídimo?
- Qual estrutura importante faz parte do funículo espermático?
Quais são as partes do epidídimo?
O Epidídimo pode ser dividido em três regiões:
- A cabeça (Caput). A cabeça do epidídimo recebe espermatozoides através dos dutos eferentes do testículo. ...
- O corpo (Corpus). Durante a passagem pelo corpo do epidídimo os espermatozoides amadurecem.
- A cauda (Cauda).
Qual a importância funcional do epidídimo e como esse órgão está dividido anatomicamente?
Epidídimo: O homem possui dois epidídimos, que se localizam, cada um, lateralmente na margem posterior dos testículos. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e também desenvolvem sua capacidade de movimentação. O epidídimo apresenta-se como um grande tubo enovelado, podendo chegar a 6 metros de comprimento.
O que o epidídimo?
O epidídimo é uma estrutura do sistema reprodutor masculino, tubo espiralado, altamente contorcido, responsável pelo armazenamento dos espermatozoides. É localizado no saco escrotal e é parte essencial do processo de reprodução. Os gametas masculinos são produzidos nos testículos e é nos epidídimos que eles amadurecem.
O que é o Funiculo espermático?
O cordão espermático ou funículo espermático é a estrutura formada pelo epidídimo e os tecidos que o circulam que correm desde o abdômen até o testículo. ... O funículo espermático é composto por artérias, veias, vasos linfáticos e nervos, além do ducto deferente.
Qual é a função do epidídimo?
O epidídimo consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 m de comprimento, altamente contorcido, dobrado em um espaço de somente 7 cm de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.
Onde se localiza epidídimo?
O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.
Qual a constituição histológica do epidídimo?
O epidídimo é constituído por um único longo túbulo enovelado – o duto epididimário – que em cortes histológicos é seccionado várias vezes ao longo de seu comprimento dando a impressão de que se está observando um grande número de dutos.
Onde está localizado o epidídimo?
O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.
Qual estrutura importante faz parte do funículo espermático?
O cordão espermático ou funículo espermático é composto pelas estruturas abaixo: Artérias: artéria testicular, artéria do ducto deferente, artéria cremastérica. Nervos:ramo genital do nervo genitofemoral, nervo para o músculo cremaster, nervos do sistema nervoso simpático. Espero ter ajudado.