Como está dividido a obra de Tomás Antônio Gonzaga?

Índice

Como está dividido a obra de Tomás Antônio Gonzaga?

Como está dividido a obra de Tomás Antônio Gonzaga?

Sua obra literária pertence ao Arcadismo (ou Neoclassicismo), escola literária que sucedeu o Barroco, e contempla basicamente duas obras bastantes distintas. Já bastante conhecidas pelo grande público, são de autoria de Tomás Antônio Gonzaga os versos de Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.

Qual a principal obra de Tomás Antônio Gonzaga?

Marília de Dirceu Cartas Chilenas Tomás António Gonzaga/Trabalhos Famosos

Quais são as duas obras principais de Tomás Antônio Gonzaga?

Principais Obras

  • Marília de Dirceu (1792): poema lírico.
  • Cartas Chilenas (1863): poema satírico.

Quem foi Tomás Antônio Gonzaga e qual o seu pseudônimo?

Gonzaga também escreveu uma obra satírica vinculada à figura do governador da capitania de Minas, Luís da Cunha Meneses. Estas cartas escritas na estrutura poética eram emitidas com o pseudônimo de Critilo e endereçadas ao pseudônimo Doroteu.

Quando morreu Tomás Antônio Gonzaga?

1810 Tomás António Gonzaga/Data de falecimento

Onde morreu Tomás Antônio Gonzaga?

Ilha de Moçambique, Ilha de Moçambique, Moçambique Tomás António Gonzaga/Local de falecimento

Que textos famosos foram escritos por Tomás Antônio Gonzaga?

Suas principais obras são: Tratado de Direito Natural; Marília de Dirceu (coleção de poesias líricas, publicadas em três partes, em 1792, 17 - hoje sabe-se que a terceira parte não foi escrita pelo poeta); Cartas Chilenas (impressas em conjunto em 1863).

Como era conhecido Tomás Antônio Gonzaga?

Conhecido pelo nome arcádico Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga foi jurista, além de poeta árcade. O poeta português nasceu em Porto. A mãe era portuguesa, Tomásia Isabel Clarque, e o pai nordestino, João Bernardo Gonzaga.

O que aconteceu com Tomás Antônio Gonzaga?

Tomás Antônio Gonzaga foi preso e, levado para a Ilha das Cobras no Rio de Janeiro, onde ficou até 1792, quando foi extraditado para Moçambique, na África, onde pode refazer sua vida.

Quem eram Marília e Dirceu na mitologia grega?

Ao chegar em Vila Rica, Tomás Antônio Gonzaga conhece Maria Doroteia Joaquina de Seixas, a quem chamou “Marília”, jovem mineira de 17 anos, por quem se apaixonou, ficou noivo e dedicou versos com o pseudônimo árcade de "Dirceu" – um costume dos poetas do arcadismo de adotarem pseudônimos gregos e latinos e se referirem ...

Quais as características da obra de Tomás Antônio Gonzaga?

As principais características são: romantismo, bucolismo, pastoralismo, descrição e culto à natureza e à simplicidade. De caráter autobiográfico, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) escreveu essa obra inspirado na sua própria história de amor.

Qual a obra mais emblemática de Gonzaga?

Marília de Dirceu. A obra mais emblemática de Gonzaga é “ Marília de Dirceu ”, um conjunto de liras publicadas a partir de 1792. Essa obra esteve baseada no romance que ele teve com a brasileira Maria Doroteia. Note que era comum os poetas árcades escreverem com pseudônimos. Gonzaga escrevia com o pseudônimo Dirceu.

Quais são os poemas de Tomás Antônio Gonzaga?

Tomás Antônio Gonzaga escreveu diversos poemas dos quais se destacam: 1 Marília de Dirceu (1792): poema lírico 2 Cartas Chilenas (1863): poema satírico More ...

Postagens relacionadas: