Como é organizada a cromatina?

Índice

Como é organizada a cromatina?

Como é organizada a cromatina?

A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.

Como a cromatina é organizada dentro do núcleo?

Este complexo DNA-proteínas é denominado de cromatina. ... As principais proteínas associadas ao DNA e que têm uma função eminentemente estrutural são as histonas, que atuam no processo de compactação da cromatina.

Como ocorre a condensação da cromatina?

A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.

Como é a organização do DNA de eucromatina para heterocromatina?

A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).

O que é a cromatina que está dentro do núcleo?

Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. ... Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina.

Como o DNA é organizado dentro do núcleo celular?

DNA de uma célula humana apresenta um comprimento de quase dois metros. Para facilitar a organização do DNA dentro do núcleo celular, o mesmo é dividido em elementos chamados cromossomos. Por outro lado, quando as células se dividem, o DNA nos cromossomos se condensa em níveis maiores.

Como ocorre o processo de compactação do DNA?

Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA dupla hélice enrolada nas histonas, o nucleossomo. Esta fibra torna a enrolar-se em um segundo nível de compactação, conhecido como solenóide. As células mantém, na maior parte do tempo, o DNA compactado nas alças dos selenóides ligadas ao esqueleto cromossômico.

Postagens relacionadas: