Como a radiação pode afetar o ser humano?

Índice

Como a radiação pode afetar o ser humano?

Como a radiação pode afetar o ser humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Como a radiação de alto Let pode causar danos nos tecidos biológicos?

Quando a dose de radiação é elevada (vários Gy), muitas células de tecido atingidas podem não suportar as transformações e morrem, após tentativas de se dividir. O aumento da taxa de perda pode às vezes ser compensado com o aumento da taxa de reposição.

Quais são os efeitos biológicos provocados pela radiação ionizantes?

6) Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular.

Quais os órgãos mais sensíveis à radiação ionizante?

A sensibilidade à radiação do corpo inteiro depende dos órgãos mais sensíveis, que por sua vez, depende das células mais sensíveis. Como já visto, os órgãos mais sensíveis são aqueles envolvidos com a formação do sangue e o sistema gastrointestinal.

Em que se baseia a Radiossensibilidade das células?

Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...

Quais são as células mais afetadas pela radiação?

As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp). Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos.

Qual a sensibilidade da célula à radiação?

A sensibilidade da célula à radiação é determinada pela sua maturidade, taxa de reprodução e função. Células que estão em constante reprodução são altamente sensíveis à radiação, podendo sofrer morte ou mutação.

Por que a radiação ionizante pode destruir a célula?

A radiação ionizante pode quebrar as ligações que seguram a molécula de água em conjunto, a produção de radicais , tais como o hidroxilo OH, anião superóxido S 2 – e outros. Esses radicais podem contribuir para a destruição da célula.

Por que a radiação provoca danos aos tecidos?

Entretanto, alguns eventos não prejudiciais podem ocorrer, como: a radiação atravessa o corpo do paciente sem sofrer interações ou causar danos; a radiação danifica a célula, mas esta é reparada adequadamente; ou a radiação mata a célula ou impede que ela se reproduza, mas sem provocar maiores danos aos tecidos.

Postagens relacionadas: