Qual foi a solução dada por Abelardo a questão dos universais?

Índice

Qual foi a solução dada por Abelardo a questão dos universais?

Qual foi a solução dada por Abelardo a questão dos universais?

Abelardo defendia a abstração dos universais, opondo aos conceitos reinantes de "vox" (nominalismo) e "res" (realismo) o "sermo", função lógica do espírito. Para ele o conceito é universal, enquanto se aplica aos indivíduos que dele participam, representando, portanto, uma situação e não uma coisa sem si.

Como os nominalistas pensavam?

Nominalismo é uma doutrina segundo a qual as ideias gerais, como gêneros ou espécies não passam de simples nomes, sem realidade fora do espírito ou da mente. ... Desse modo, o universal não existe por si; é mero nome, vocábulo com significado geral, mas sem conteúdo concreto, que só reside no individual e no particular.

O que os nominalistas defendem?

Nominalistas são aqueles que defendem a existência efetiva apenas de particulares, considerando os universais então como meros nomes que damos às propriedades das coisas, seus tipos ou relações. Para eles, não existe algo como o “ser brasilei- ro”.

O que são os universais para Pedro Abelardo?

Aristotelicamente, Abelardo assegura o universal como aquilo que é predicado de muitos (sujeitos), como a mortalidade é predicado de homem, cavalo, águia ou como bípede é predicado de vários homens (Sócrates, Platão, etc). Diante dessa postura sobre os universais, Abelardo responde as questões de Porfírio.

Qual a posição de Tomás de Aquino e Abelardo na questão dos universais e contra quem eles se contrapõem?

Esta corrente foi iniciada por Abelardo, no século XII, que defendeu que os universais seriam as palavras como portadoras de significado. A posição foi fortemente combatida por Tomás de Aquino, que formulou formas sofisticadas de realismo.

O que são os universais na filosofia?

O universal é um conceito metafísico que caracteriza uma propriedade ou uma relação que pode ser exemplificada por um número de coisas particulares diferentes. É uma ideia ou essência comum a todas as coisas que agrupamos sob um mesmo signo linguístico.

Quem criou o nominalismo o que criticou E porquê?

O nominalismo é a doutrina que não admite a existência do universal (conceito abstrato), nem no mundo material, nem no mundo inteligível. Surgiu na sua forma mais radical no século XI por intermédio de Roscelino de Compiègne. Esse atribuía universalidade aos nomes, daí a origem do termo.

O que seria o nominalismo para Guilherme de Ockham?

O termo “nominalismo” refere-se a uma abordagem reducionista de problemas sobre a existência e natureza de entidades abstractas; opõe-se portanto ao platonismo e ao realismo. ... Nominalistas como Abelardo e Ockham insistiam em que tudo o que existe é particular.

Postagens relacionadas: