Como evitar aflatoxina?

Índice

Como evitar aflatoxina?

Como evitar aflatoxina?

A melhor maneira de evitar as aflatoxinas é não consumir itens como o milho, o leite e o amendoim – mas você não precisa abdicar dessas opções no cardápio para garantir mais segurança em sua alimentação!

Como evitar a produção de micotoxinas?

São eles:

  1. Redução da Umidade. Para crescerem, os fungos necessitam de umidade. ...
  2. Temperatura uniforme. A temperatura uniforme vai reduzir a chance de condensação em casos de alterações drásticas de temperatura. ...
  3. Insetos. ...
  4. Separe os grãos danificados. ...
  5. Boas práticas de armazenamento e controle.

Que fatores favorecem a formação da aflatoxina?

A produção de aflatoxinas na grande maioria das vezes está associada às condições inadequadas de secagem e armazenamento. Pois, a produção de fungos e esporos, depende de alguns fatores, como a atividade da água, pH, temperatura, substrato, dentre outros fatores.

O que faz a aflatoxina?

Aflatoxinas são substâncias nocivas produzidas por fungos que podem contaminar alimentos. Aflatoxinas são um tipo de micotoxinas produzidas pelos fungos pertencentes às espécies Aspergillus flavus, A. parasiticus e A.

Por que a aflatoxina é tóxica?

Aflatoxina é uma micotoxina, tóxicas para o homem e os animais que são produzidas, por dois fungos Aspergillus flavus ... o risco da pasta de amendoim conter a toxina.

Quais são os limites de aflatoxinas permitidos?

A legislação vigente aponta ainda que os limites de aflatoxinas permitidos são de 20 µg/kg (microgramas por quilo) para: Manteiga de amendoim. Para saber sobre os limites referentes aos outros alimentos, como leite e grãos, clique aqui para conferir a tabela completa.

Qual a melhor técnica para eliminar a toxina do alimento?

Por isso, o ideal é que sejam adotadas as melhores técnicas em todos os processos, o que envolve: Embalagem. E para não restar dúvidas da importância de confiar muito nas marcas que consome, saiba que existe até mesmo aflatoxina no amendoim torrado. Isso porque é preciso uma temperatura extremamente alta para eliminar a toxina do alimento.

Postagens relacionadas: