Como prevenir a contaminação do leite?

Índice

Como prevenir a contaminação do leite?

Como prevenir a contaminação do leite?

OrdenhaAs práticas de higiene aplicadas à ordenha, armazenamento e transporte de leite resultam na redução da contaminação de bactérias no leite. As instalações utilizadas pelos animais devem ser mantidas em condições higiênicas para evitar a contaminação.

Quais as possíveis fontes de contaminação do leite cru?

Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).

O que devemos fazer para reduzir o risco de contaminação biológica no leite?

O controle das bactérias mesófilas é bastante simples, basta apenas que o leite seja resfriado imediatamente após a ordenha e manter a temperatura baixa até o processo de pasteurização.

Como o leite se contamina com microrganismos?

Vários grupos de bactérias podem contaminar o leite. O grupo das bactérias formadoras de ácido láctico causa acidez, formando ácido láctico a partir da lactose. As principais bactérias responsáveis pela acidificação da lactose pertencem a dois grupos principais: os estreptococos lácticos e os lactobacilos.

Como a contaminação do leite pode ocorrer após a ordenha que medidas devemos tomar?

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DA SALA DE ORDENHA E DOS EQUIPAMENTOS: Nunca utilize a mangueira de água para empurrar as fezes e nem use a água enquanto as vacas estiverem na sala de ordenha, pois isto aumenta o risco de contaminação. Imediatamente após a ordenha, deve-se realizar a limpeza das instalações e dos equipamentos.

Qual o risco de contaminação do leite longa vida fechado e depois de aberto?

Além disso, a embalagem longa vida constitui uma perfeita barreira contra a entrada de agentes que prejudiquem a qualidade do leite, tanto os microorganismos, quanto a luz, o ar etc… Depois de aberto, o leite da caixinha entra em contato com o meio ambiente, e pode sofrer contaminação e estragar rapidamente.

Quais os tipos de microrganismos mais frequentes encontrados no leite cru?

O leite cru, mantido sob temperatura de refrigeração por muitos dias, pode conter bactérias dos seguintes gêneros: Enterococcus, Lactococcus, Streptococcus, Leuconostoc, Lactobacillus, Microbacterium, Propionobacterium, Micrococcus, Proteus, Pseudomonas, Bacillus e Listeria; além de alguns representantes do grupo dos ...

O que causa CPP no leite?

A CIP é usada para estimar o grupo de bactérias psicotróficas, as quais se multiplicam em condições de refrigeração, sendo que a sua presença reflete condições inadequadas de temperatura e higiene no armazenamento do leite.

Como evitar a contaminação dos alimentos por microrganismos?

Alguns cuidados importantes que deve ter para evitar a contaminação de alimentos em casa são:

  1. Lavar as frutas e verduras, com uma solução preparada com 1 copo de água misturado com 1 copo de vinagre. ...
  2. Guardar logo as sobras de comida na geladeira, não deixando passar o dia na bancada da cozinha, nem em cima do fogão.

Quais são os perigos que podem ser encontrados no leite?

Os principais perigos químicos encontrados no leite são a aflatoxina M1, resíduos de medicamentos veterinários, metais, resíduos de praguicidas e as bifenilas policloradas. Estas substâncias induzem efeitos agudos, crônicos, mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos.

Por que o leite pode ser contaminado?

Todavia, após este estágio de produção, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três fontes principais: no interior da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento de ordenha e tanque (Bramley e Mckinnon, 1990).

Por que a vaca fica alojada com leite cru?

Desta forma, a saúde da glândula mamária, a higiene de ordenha, o ambiente em que a vaca fica alojada e os procedimentos de limpeza do equipamento de ordenha são fatores que afetam diretamente a contaminação microbiana do leite cru.

Qual a causa da formação de espuma no leite cru?

No estado liquido do leite, a produção de gás é visualizada pela formação de espuma na superfície. No leite cru as principais causadoras desse problema são as bactérias no grupo dos coliformes, enquanto que no pasteurizado são as espécies de Bacillus e Clostridium.

Quais são as bactérias mais comuns no leite?

Os microrganismos contaminantes mais comuns, neste caso, são as bactérias lácticas e psicrotróficas, podendo conter coliformes em grandes quantidades. Assim, para evitar a contaminação do leite é preciso fazer a limpeza adequada e desinfecção desses equipamentos e utensílios.

Postagens relacionadas: