Em quais casos a intoxicação por Staphylococcus aureus pode ser fatal?

Índice

Em quais casos a intoxicação por Staphylococcus aureus pode ser fatal?

Em quais casos a intoxicação por Staphylococcus aureus pode ser fatal?

Normalmente, os sintomas duram menos de 12 horas e a recuperação é completa. Às vezes, a intoxicação alimentar por estafilococos é fatal, sobretudo em recém-nascidos, idosos e pessoas debilitadas por doenças prolongadas.

Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?

As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.

Qual o reservatório do Staphylococcus aureus?

aureus causa intoxicação alimentar devido a ingestão do alimento contaminado pela enterotoxina. Em geral, quando mais baixa for a temperatura, maior será o tempo necessário para a produção de enterotoxina. O homem e os animais são os principais reservatórios, sendo a cavidade nasal o principal hábitat no ser humano.

Porque Staphylococcus aureus?

A Staphylococcus aureus causa muitos tipos de infecção, desde furúnculos até septicemias (sepse), endocardites (infecções no coração) e abscessos – dependendo do lugar onde se encontra. Uma septicemia causada pela bactéria é uma doença grave, assim como a pneumonia que tem alta mortalidade.

Quais as bactérias que causam intoxicação alimentar?

A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.

Como se trata a intoxicação por Staphylococcus aureus?

Não há complicações severas causadas pela intoxicação por Staphylococcus aureus, porém, intoxicações severas podem levar indivíduos imunodeficientes ao óbito. Como não é considerada grave, a intoxicação por S. aureusé tratada com reposição de líquidos e sais.

Qual o relato de uma intoxicação alimentar causada por Staphylococcus?

O primeiro relato de uma intoxicação alimentar causada por Staphylococcus foi provavelmente apresentado por Vaughan e Sternberg em 1884. No entanto, só em 1914 Barber demonstrou de forma clara a intoxicação estafilocócica resultante do consumo de leite cru proveniente de uma vaca com mastite (Barber 1914).

Como evitar a intoxicação por estafilococos?

Qualquer pessoa que tenha uma infecção de pele não deve preparar comida para outras até a cura da infecção. Os alimentos devem ser consumidos imediatamente ou ser refrigerados, não mantidos à temperatura ambiente. O tratamento da intoxicação alimentar por estafilococos normalmente consiste na ingestão de uma quantidade adequada de líquidos.

Qual a duração da intoxicação bacteriana?

De forma geral, a maior parte das intoxicações alimentares bacterianas não é grave e os sintomas desaparecem em cerca de três dias (uma exceção é a intoxicação por Clostridium botulinum, que pode levar a morte).

Postagens relacionadas: