Como a febre tifoide age no organismo?
Como a febre tifoide age no organismo?
Uma vez que a bactéria causadora da febre tifoide cai na corrente sanguínea de um indivíduo, ela precisa ser combatida de imediato. Caso isso não aconteça, a pessoa pode acabar desenvolvendo complicações sérias em órgãos como o fígado, o baço, a vesícula e até mesmo a medula óssea, podendo levar o ser humano ao óbito.
Qual a diferença entre Salmonella e febre tifoide?
Clinicamente, existem dois tipos de infecções por Salmonella, não tifoide e tifoide. Salmonella não tifi: ampla variedade de doenças, mais comumente causam uma gastroenterite autolimitada. Salmonella tifi: pelos sorotipos Typhi e Paratyphi, que produzem infecção invasiva chamada febre tifóide.
Como é feito o tratamento da febre tifoide?
Como é feito o tratamento. O tratamento da febre tifoide é feito a nível ambulatorial, ou seja, com o uso de antibióticos e hidratação. O antibiótico mais frequentemente recomendado pelo médico é o Cloranfenicol, que deve ser utilizado conforme orientação do médico.
Qual a vacina contra a febre tifoide?
A vacina contra a febre tifoide não é a principal arma para seu controle. Essa doença exige a concentração de esforços nas medidas de higiene individual e na melhoria do saneamento básico. A vacina, portanto, não apresenta valor prático para o controle de surtos, não sendo também recomendada em situações de calamidade.
Qual o período de incubação da febre tifoide?
O período de incubação da doença é de 1 a 3 semanas, e a pessoa pode ter febre tifóide várias vezes ao longo da vida. O diagnóstico da febre tifoide pode ser feito através de exame de sangue e de fezes.
Qual a diferença entre febre tifoide e paratifoide?
A febre tifoide e paratifoide são doenças semelhantes com os mesmos sintomas e tratamento, no entanto, a febre paratifoide é causada pela bactéria Salmonella paratyphi A, B ou C e, geralmente, é menos grave.