Qual a relação entre a dimensão afetiva e a motivação para a aprendizagem?

Índice

Qual a relação entre a dimensão afetiva e a motivação para a aprendizagem?

Qual a relação entre a dimensão afetiva e a motivação para a aprendizagem?

A afetividade tem o poder de influenciar positiva e significativamente a forma pela qual os seres humanos aprendem. É através da vivência afetiva que o aluno produz e edifica qualitativamente a sua aprendizagem. É o afeto que propicia ao educando a força necessária para superar os obstáculos que a vida lhe impõe.

Qual é a importância do vínculo afetivo entre professor e aluno?

Ao ser estabelecido vínculos afetivos sadios entre professores e discentes, a aprendizagem é facilitada, visto que a interação entre os atores do ato educacional passa a ser fundamentada pelo companheirismo, respeito e confiança.

Como você avalia a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem?

O afeto impulsiona o aluno a construir significados na sua aprendizagem, e para que isto aconteça, é necessário existir um bom relacionamento entre professor e aluno. De acordo com o crescimento do ser humano as necessidades afetivas não ficam apenas no contato físico, precisam estar entrelaçadas com o cognitivo.

Qual a relevância da dimensão afetiva sobre os processos de ensino-aprendizagem?

RESUMO: A afetividade no ambiente escolar contribui para o processo ensino-aprendizagem considerando uma vez, que o professor não apenas transmite conhecimento, mas também ouve seus alunos e ainda estabelece uma relação de troca, essa troca deve ser permeado de afeto.

Qual a relação entre a teoria da afetividade de Wallon e o ensino tradicional?

A Teoria da Afetividade de Wallon veio questionar o ensino tradicional com seu autoritarismo, falta de criatividade, forte característica abstrata, exigindo um aluno passivo, sem personalidade, e sem levar em conta o caráter afetivo, social e político da educação, pois, a Escola, como um fato social, deve: “refletir a ...

Qual a relação entre afetividade e aprendizagem?

O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para

Qual a influência da afetividade na escolarização?

15 1.1 JUSTIFICATIVA Tem-se como preocupação pesquisar a influência da afetividade para o processo de aprendizagem no final das séries iniciais do ensino fundamental. Para isso, tenta-se demonstrar o quanto ela está presente em todo o ambiente escolar das crianças, e o quanto isso afeta em sua escolarização.

Por que o afeto é indispensável na aprendizagem?

Muitos autores vêm defendendo que o afeto é indispensável na atividade de ensinar, entendendo que as relações, entre ensino e aprendizagem são movidas pelo desejo e pela paixão, e que, portanto, é possível identificar e prever condições afetivas favoráveis que facilitam a aprendizagem.

Qual a relação entre afetividade e cognição?

Privilegiando a relação entre os domínios afetivo e cognitivo, Wallon criou a teoria de desenvolvimento da personalidade, destacando que esta se forma entre a afetividade e a cognição. Além disso, destacou que a afetividade é uma das fases mais antigas no desenvolvimento. 3. CONCLUSÃO.

Postagens relacionadas: