Como evitar aflatoxinas?

Índice

Como evitar aflatoxinas?

Como evitar aflatoxinas?

A melhor maneira de evitar as aflatoxinas é não consumir itens como o milho, o leite e o amendoim – mas você não precisa abdicar dessas opções no cardápio para garantir mais segurança em sua alimentação!

Como descartar amendoim e outros alimentos contaminados com aflatoxinas?

Outra dica é descartar amendoim ou outro alimento que pareça mofado, murcho, descolorido ou cheirando mal, pois isso pode indicar contaminação por fungos. Além disso, faça alterações na dieta, comendo menos desses alimentos que podem ser contaminados com aflatoxinas e fazendo outras escolhas saudáveis no plano alimentar.

Como posso prevenir o consumo de aflatoxinas?

A Organização Mundial da Saúde – OMS já concluiu que a aflatoxina pode desenvolver câncer primário no fígado. Porém, não quer dizer que ingerindo aflatoxina, a pessoa contrairá câncer, mas claro que aumenta o risco e dependendo da permanência que ingere alimentos contaminados a longo prazo. Como posso prevenir o consumo de aflatoxinas?

Por que a aflatoxina é afetada?

Porém, o alimento não é o único afetado por essa substância. Aflatoxinas também são encontradas em nozes, pistaches, leite, grãos, soja e outras especiarias. A aflatoxina, quando ingerida por humanos, é metabolizada pelo nosso organismo em substâncias que têm potencial carcinogênico.

Quais são os sintomas relacionados à intoxicação por aflatoxina?

A exposição a longo prazo à substância é um fator de risco para o carcinoma hepatocelular, um tipo de câncer que causa cicatrizes no fígado, perda de nutrientes, inflamação do trato digestivo e outros problemas graves de saúde que podem levar à morte. Os principais sintomas relacionados à intoxicação por aflatoxina incluem:

Postagens relacionadas: