Como tratar citomegalovírus em gestante?
Índice
- Como tratar citomegalovírus em gestante?
- O que é citomegalovírus pode causar na gravidez?
- Como se pega citomegalovírus na gravidez?
- Quem tem citomegalovírus pode ter parto normal?
- O que é citomegalovírus IgG alto?
- O que é citomegalovírus na gravidez?
- Como se pega o vírus citomegalovírus IgG?
- O que é citomegalovírus IgG em grávidas?
- Por que a grávida entra em contato com o citomegalovírus?
- Como o citomegalovírus é prejudicial ao bebê?
- Como o citomegalovírus é neutralizado?
- Quando surgir a infecção congênita pelo citomegalovírus?
Como tratar citomegalovírus em gestante?
O tratamento para o citomegalovírus na gravidez tem como objetivo aliviar os sintomas e diminuir a carga do vírus na corrente sanguínea da gestante, sendo normalmente recomendado o uso de medicamentos antivirais, como por exemplo o Aciclovir ou o Valaciclovir, ou injeções de imunoglobulinas.
O que é citomegalovírus pode causar na gravidez?
O citomegalovírus na gravidez pode causar diversos problemas como sequelas para o feto, entre eles: surdez, cegueira, retardo mental, epilepsia e outros. Porém, algumas vezes pode ser uma infecção inofensiva. Podemos dizer que a importância da doença varia de caso para caso.
Como se pega citomegalovírus na gravidez?
A transmissão pode ocorrer de forma intra-uterina, através da placenta ou no momento do parto. Também pode haver transmissão após o parto devido ao contato com secreções maternas como no canal de parto, sangue ou leite.
Quem tem citomegalovírus pode ter parto normal?
“Assim, em grande parte dos casos, recomenda-se que as mães tenham parto normal e amamentem seus bebês, mesmo que sejam portadoras do CMV”, destaca Claudio Gonsalez. O profissional acrescenta ainda que cerca de 1 por cento dos recém-nascidos nasce com a infecção.
O que é citomegalovírus IgG alto?
Quando o resultado do exame traz o resultado reagente CMV IgM, indica que a infecção pelo vírus ainda está no início, mas se o resultado for reagente CMV IgG, significa que o vírus está presente há mais tempo no organismo, permanecendo, então, por toda vida, assim como acontece com a herpes.
O que é citomegalovírus na gravidez?
O citomegalovírus (CMV) é um vírus herpes que predomina principalmente em regiões pobres e carentes de recursos, educação e higiene, pois se dá por contágio. Tem sintomas semelhantes à mononucleose e exige exames detalhados e tratamento, principalmente cuidados higiênicos.
Como se pega o vírus citomegalovírus IgG?
Como se contrai o citomegalovírus
- A transmissão do vírus acontece de pessoa para pessoa por meio de fluídos corporais, como saliva, sangue, urina, sêmen e leite materno.
- A Drª. ...
- – Do contato direto com saliva ou urina, especialmente de bebês e crianças pequenas.
- – Por meio do contato sexual.
O que é citomegalovírus IgG em grávidas?
O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do Herpes, extremamente comum, capaz de provocar uma infecção chamada citomegalovirose. Em algumas populações, princialmente nos países em desenvolvimento, o número de adultos que já tiveram contato com esse vírus aproxima-se de 100%.
Por que a grávida entra em contato com o citomegalovírus?
Geralmente, a grávida entra em contato com o citomegalovírus antes da gravidez e, por isso, possui anticorpos capazes de combater a infecção e evitar a transmissão.
Como o citomegalovírus é prejudicial ao bebê?
O citomegalovírus (CMV), também da família do herpes, é um vírus supercomum no corpo de grande parte das pessoas, porém pode ser prejudicial ao bebê se contraído durante a gestação. O risco para grávidas é maior quando ela nunca teve nem foi exposta ao vírus.
Como o citomegalovírus é neutralizado?
Uma vez infectado pelo vírus, o nosso sistema imunológico cria anticorpos que conseguem neutralizá-lo, impedindo a sua replicação. Porém, assim como ocorre com outros vírus da família Herpes, o citomegalovírus é neutralizado, mas não é totalmente eliminado do organismo.
Quando surgir a infecção congênita pelo citomegalovírus?
No entanto, a perda auditiva associada à infecção congênita pelo citomegalovírus pode só surgir após vários meses ou anos. Aproximadamente 10% dos recém-nascidos infectados congenitamente já apresentam sintomas da infecção desde o nascimento.