Como não ter efeito rebote com hidroquinona?
Índice
- Como não ter efeito rebote com hidroquinona?
- Qual efeito rebote da hidroquinona?
- Como tratar efeito rebote de melasmas?
- Quando parar de usar hidroquinona?
- Como tratar o melasma sem efeito rebote?
- Quanto tempo dura o efeito rebote?
- Por que o uso de hidroquinona deve ficar restrito?
- Como funciona o tratamento com hidroquinona?
- Por que a hidroquinona é usada em cosméticos?
- Qual o efeito da hidroquinona na pele?
Como não ter efeito rebote com hidroquinona?
Não é possível prever qual pele pode vir a sofrer o efeito rebote após um tratamento para manchas. Usar clareadores em quantidades moderadas e contar com o conhecimento específico de um médico dermatologista é a maneira mais segura de evitar o desequilíbrio do organismo.
Qual efeito rebote da hidroquinona?
Ainda, o uso da hidroquinona na virilha e nas axilas pode ter o efeito contrário e escurecer ainda mais essas regiões. A pele fica mais irritada, e são grandes as chances de ocorrer o chamado efeito rebote, processo em que a pigmentação é ainda mais estimulada e a região acaba mais escura que antes.
Como tratar efeito rebote de melasmas?
A primeira linha de tratamento para o melasma é o uso de substâncias clareadoras conhecidas como inibidores de tirosinase, enzima envolvida no processo de melanogênese. Os compostos clareadores inibidores de tirosinase mais utilizados no tratamento do melasma são: ácido kojico, ácido retinóico e hidroquinona.
Quando parar de usar hidroquinona?
O creme deve ser utilizado até à despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias para manutenção. Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de tratamento, o produto deve ser descontinuado, devendo-se informar o médico.
Como tratar o melasma sem efeito rebote?
Nesse sentido, o ácido retinoico e o ácido glicólico podem ser usados no tratamento do melasma, mas sempre alternando com clareadores e acompanhados de filtro solar hidratante, com número de proteção maior ou igual a 50. A pele comprometida pelo melasma é fotoenvelhecida, com importante grau de elastose.
Quanto tempo dura o efeito rebote?
O tempo para a manifestação do efeito rebote após a descontinuação das drogas de meia-vida curta foi semelhante: em média, 10 dias para o AAS, 14 dias para os AINEs, 9 dias para o rofecoxibe, 7-14 dias para os ISRS, 7 dias para as estatinas e 7-14 dias para os IBPs.
Por que o uso de hidroquinona deve ficar restrito?
O uso de hidroquinona deve ficar restrito a pequenas áreas do corpo, não deve ser usada em áreas muito extensas, nem deve entrar em contato com os olhos. Da mesma forma, não deve ser aplicada em caso de pele irritada ou com presença de queimaduras causadas pelo sol.
Como funciona o tratamento com hidroquinona?
O tratamento com a substância antioxidante hidroquinona age diretamente nas células que produzem a melanina, o pigmento da pele. Ele suaviza as marquinhas que tanto podem incomodar as mulheres. Entretanto, o uso possui prós e contras. A técnica pode ganhar efeito contrário quando utilizada na região da ou das axilas, por exemplo.
Por que a hidroquinona é usada em cosméticos?
Há alguns anos, a hidroquinona era utilizada em cosméticos. No entanto, foram descobertas reações adversas causadas pelo uso indiscriminado do produto. "Por ser agressiva e poder levar a efeitos colaterais, o mercado tem proibido seu uso em cosméticos e permitindo apenas com prescrição médica", explica Denise Steiner.
Qual o efeito da hidroquinona na pele?
A hidroquinona é uma substância usada na pele para clarear manchas escuras e melasma. O efeito despigmentante acontece, porque ela age bloqueando a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. Em nível biológico, a hidroquinona consegue inibir uma enzima chamada tirosinase, que transforma tirosina em melanina.