O que fazer para evitar o pé diabético?

Índice

O que fazer para evitar o pé diabético?

O que fazer para evitar o pé diabético?

Segundo a endocrinologista, são medidas preventivas: o exame diário dos pés pelo próprio paciente; o uso de sapatos confortáveis e com meias para proteção dos pés; lixar, em vez de cortar as unhas dos pés, e não retirar as cutículas das unhas; não retirar calos com lixas, pedra pomes ou alicates; usar hidratantes nos ...

Como tratar um pé diabético?

Cuidados no pé diabético

  1. É preciso observar os pés diariamente, com uma boa iluminação, tentando identificar cortes, bolhas e alteração da cor. ...
  2. Os pés devem ser lavados diariamente, mas não devem ser colocados “de molho”. ...
  3. Recomenda-se a aplicação de um creme hidratante diariamente, exceto no meio dos dedos;

Como deve ser realizada a avaliação do pé diabético?

Classicamente, recomenda-se avaliar a sensibilidade dos pés por meio de monofilamento de 10g, associado a mais um teste entre: diapasão 128 Hz (sensibilidade vibratória), pino ou palito (sensibilidade dolorosa), martelo (reflexo aquileu) ou bioestesiômetro (limiar de sensibilidade vibratória).

O que pode gerar o pé Diabetico?

O pé diabético é uma complicação do Diabetes Mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma lesão(ferida). Seu aparecimento pode surgir quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) são mal controlados.

Por que devemos avaliar o pé diabético?

Pacientes com um risco elevado de ulceração pode ser precocemente identificados através do exame frequentes dos pés nos pacientes acometidos pelo diabetes mellitus que dever ser realizado pelo médico ou enfermeiro da atenção básica, sendo assim de grande importância para reduzir as complicações.

Como é feito o tratamento do pé diabético?

Como é feito o tratamento. O tratamento do pé diabético é feito de acordo com o tipo de lesão no pé e a sua gravidade e deve ser sempre orientado por um médico, mesmo no caso de pequenos cortes ou feridas, pois podem piorar rapidamente. Assim, o tratamento pode envolver: Tomar remédios antibióticos;

Como evitar o aparecimento de pé diabético?

Além disso, para evitar o aparecimento de pé diabético é recomendado fazer o check-up regular dos pés, que pode ser feito diariamente em casa, mas que também deve ser feito por um médico no consultório.

Quais são os defeitos do pé diabético?

TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Em qualquer momento que um paciente diabético, na maioria das vezes mal controlado, percebe uma anormalidade no seu pé, seja de sensação, temperatura, cor, deformidade dos ossos do pé ou tecidos dessa região, presença de inflamação ou infecção, estamos diante da possibilidade de um pé diabético.

Quais são as complicações do pé diabético?

As complicações mais frequentes do pé diabético são infecção de membro inferior, dor ou dormência na área e isquemia. A principal complicação e a mais grave do pé diabético é a amputação do membro inferior, ou seja, o corte cirúrgico, seja só do pé ou da perna.

Postagens relacionadas: