Tem como evitar que o bebê nasça com icterícia?
Índice
- Tem como evitar que o bebê nasça com icterícia?
- O que pode causar icterícia Recém-nascido?
- O que é bom para icterícia em bebê?
- Quais são as causas da icterícia?
- Como Prevenir a icterícia em seu bebê?
- Por que a icterícia tem grandes riscos ao bebê?
- Como se manifesta a icterícia neonatal?
- Por que o tratamento para icterícia é necessário?
Tem como evitar que o bebê nasça com icterícia?
A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.
O que pode causar icterícia Recém-nascido?
Os recém-nascidos que foram lesionados durante o nascimento têm acúmulos de sangue (hematomas) sob a pele. A decomposição do sangue de um grande hematoma pode causar icterícia. Lactentes nascidos de mães diabéticas podem receber sangue demais da placenta. A decomposição desse sangue também pode causar icterícia.
O que é bom para icterícia em bebê?
Tratamento com fototerapia A fototerapia é o principal tratamento para icterícia no bebê e é feita com a colocação do bebê num pequeno bercinho onde fica completamente nu, usando somente fralda, ficando exposto a uma luz com um comprimento de onda adequado para a absorção da bilirrubina.
Quais são as causas da icterícia?
A icterícia é causada pelo excesso de bilirrubina, formada quando a hemoglobina (a parte dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio) é decomposta como parte do processo normal de reciclagem de glóbulos vermelhos velhos ou danificados.
Como Prevenir a icterícia em seu bebê?
Em geral, em casos de icterícia, quanto mais o bebê mamar, melhor. O importante é, quando o amarelão demora a ir embora, descartar a possibilidade de outras doenças que possam estar causando a icterícia. Cadastre-se já para receber boletins grátis sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu bebê.
Por que a icterícia tem grandes riscos ao bebê?
Comum em recém-nascidos, a icterícia deixa os olhos e a pele do bebê no tom amarelado. Ela não oferece grandes riscos ao bebê, desde que seja controlada adequadamente O que é a icterícia?
Como se manifesta a icterícia neonatal?
Segundo os especialistas, a icterícia neonatal se manifesta em cerca de 60% dos recém-nascidos, não tem sintomas adicionais nem costuma representar grandes riscos, desde que seja detectada e controlada rapidamente.
Por que o tratamento para icterícia é necessário?
Em que situações o tratamento para icterícia é necessário? Se seu bebê estiver com a pele amarelada, o pediatra fará um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário.