O que pode causar o bisfenol A?
Índice
- O que pode causar o bisfenol A?
- Onde se encontra o bisfenol?
- Como é liberado o bisfenol A?
- Como saber se não tem bisfenol?
- Qual o perigo do bisfenol?
- Qual plástico contém bisfenol?
- Como reduzir o consumo de bisfenol A?
- Quais os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde?
- Como identificar produtos que contenham bisfenol?
- Por que o bisfenol está presente em embalagens de alimentos?
O que pode causar o bisfenol A?
São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.
Onde se encontra o bisfenol?
O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. De óculos de sol a acessórios de automóveis, produtos com BPA estão por toda parte.
Como é liberado o bisfenol A?
O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. 3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.
Como saber se não tem bisfenol?
Como identificar o BPA nas embalagens Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
Qual o perigo do bisfenol?
Substância desregula o sistema endócrino Além disso, o Bisfenol pode causar disfunção no pâncreas, dificultando a produção de insulina e aumentando o risco de o corpo desenvolver diabetes. O fígado e a vesícula biliar também podem sofrer as consequências da disrupção endócrina.
Qual plástico contém bisfenol?
“O Bisfenol A (BPA) está presente somente na composição do plástico conhecido como policarbonato (PC). Este material era utilizado para fabricação de mamadeiras e o seu uso para esta aplicação, por precaução, está proibido desde agosto de 2011, por resolução da ANVISA.
Como reduzir o consumo de bisfenol A?
Algumas dicas para reduzir o consumo de bisfenol A são: Evitar recipientes de plástico que contenham os números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem; Usar recipientes de vidro, porcelana ou ácido inoxidável para colocar comidas ou bebidas quentes;
Quais os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde?
Os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde têm sido muito estudados e, de acordo com alguns estudos, a contaminação dos alimentos por BPA pode, de fato, aumentar o risco de desenvolvimento de problemas de saúde, como: 1. Problemas gastrointestinais
Como identificar produtos que contenham bisfenol?
Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol.
Por que o bisfenol está presente em embalagens de alimentos?
Além de estar presente em embalagens de alimentos, o bisfenol também pode ser encontrado em alguns brinquedos de plástico, produtos de cosmética e papel térmico.