Como se livrar dos devaneios?
Índice
- Como se livrar dos devaneios?
- Por que temos devaneios?
- O que é Maladaptive Daydream?
- Qual o Verbo de devaneio?
- É normal criar cenários na cabeça?
- É normal imaginar coisas que nunca vão acontecer?
- Qual o tratamento para o devaneio excessivo?
- Por que o devaneio é uma técnica de relaxamento?
- Qual é a escala de devaneio excessivo?
- Por que essas pessoas ficam incomodadas com os devaneios na rotina?
Como se livrar dos devaneios?
Não há um tratamento específico para o transtorno. Juntar-se a um grupo de apoio para aprender sobre como outras pessoas com o mesmo problema lidam a situação pode facilitar o controle dos devaneios excessivos. É indicado buscar ajuda de um psicólogo para amenizar os sintomas do transtorno, por meio da terapia.
Por que temos devaneios?
As pessoas costumam apresentar devaneios quando estão em estado de delírio ou com perda da razão, seja por motivos psicológicos ou patológicos, como febres altas, por exemplo. Alguns psicólogos acreditam que os devaneios são manifestações do subconsciente humano, assim como acontece com os sonhos.
O que é Maladaptive Daydream?
Contudo, há pessoas para quem sonhar acordado é um problema de saúde. São viciados nos seus sonhos e sofrem de uma condição chamada Maladaptive Daydreaming (MD), inglês para sonhos compulsivos ou mal-adaptados.
Qual o Verbo de devaneio?
Significado de Devanear verbo intransitivo Sonhar, fantasiar, imaginar, fazer castelos no ar: todos os adolescentes devaneiam.
É normal criar cenários na cabeça?
Pessoas podem criar vários tipos de fantasia e muitas pessoas normais falam sozinhas, esporadicamente ou em algumas circunstâncias especiais como, por exemplo, viver só. Entretanto, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e mesmo transtornos psicóticos podem apresentar este tipo de sintomas.
É normal imaginar coisas que nunca vão acontecer?
Fantasias em excesso podem ser consideradas um problema quando a vida no mundo objetivo e real é completamente substituída pela vida na fantasia. Para Sigmund Freud, é impossível viver sem ilusões, aliás, o universo imaginário é primordial para o desenvolvimento humano.
Qual o tratamento para o devaneio excessivo?
O devaneio excessivo não é reconhecido oficialmente como um transtorno psicológico, pelo que também não há um tratamento oficial. Contudo, existem alguns métodos que podem ajudar os indivíduos a endereçar os sintomas, fazendo com que o devaneio excessivo tenha menos impacto nas suas vidas :
Por que o devaneio é uma técnica de relaxamento?
Uma teoria sobre o devaneio é a de que ele é uma técnica de relaxamento usada pela pessoa para se acalmar. Nesse caso, por que não substituí-la por uma atividade que envolva o autocuidado e o relaxamento, como preparar o jantar, praticar ioga ou fazer manicure com uma amiga?
Qual é a escala de devaneio excessivo?
A Escala de devaneio excessivo - Maladaptive Daydreaming Scale (MDS) - é um questionário de auto-análise de 14 itens desenhado para aferir a atividade fantasiosa anormal. O questionário é estatisticamente válido e uma métrica fidedigna para medir o devaneio excessivo e distinguir os indivíduos que sofrem de Devaneio Excessivo dos que não sofrem.
Por que essas pessoas ficam incomodadas com os devaneios na rotina?
Além disso, essas pessoas ficam incomodadas com a interferência dos devaneios na rotina, o que pode ser constrangedor, pois também é difícil disfarçar o comportamento. [2]