Qual o mecanismo de ação da rifampicina?

Índice

Qual o mecanismo de ação da rifampicina?

Qual o mecanismo de ação da rifampicina?

Mecanismo de Ação: A rifampicina bloqueia a transcrição, inibindo a síntese de RNA. Inibe especificamente a RNA-polimerase-DNA-dependente (DDRP) da bactéria sensível, cessando a síntese de proteínas da célula bacteriana.

Para que serve a rifampicina?

Rifampicina, para o que é indicado e para o que serve? No tratamento das infecções causadas por germes sensíveis à rifampicina.

Como a Rifamicina age?

atua nos ribossomos das bactérias inibindo a síntese de proteínas. Absorção: gastrintestinal boa. Biotransformação: no fígado. Eliminação - bile/fezes: 60 a 65%; urina: o restante, como droga inalterada e metabólitos.

Como a isoniazida age?

A Isoniazida é um derivado sintético do ácido isonicotínico. Age inibindo a síntese do ácido micólico, um componente importante da parede de micobactérias, não atuando contra outros tipos de bactérias.

Qual o mecanismo de ação do Etambutol?

Etambutol é um agente antituberculose que inibe o transporte dos ácidos micólicos na parede celular do bacilo da tuberculose. Também podem inibir a síntese de espermidina em micobactérias. A acção é geralmente bactericida, o Etambutol pode penetrar as membranas celulares para exercer o seu efeito letal.

Quais os efeitos da rifampicina?

Comum: dor abdominal, náusea, vômito, diarreia e casos muito raros de colite pseudo-membranosa (infecção do intestino causado por uma bactéria).

Para que serve o medicamento Rifamicina spray?

A rifamicina SV é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada.

Quais são os antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional?

Estudos recentes comprovam que a rifampicina, rifabutina e griseofulvina são os únicos antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional na forma de pílula, minipilula, injeção, adesivo hormonal ou anel vaginal.

Qual é o mecanismo de ação da isoniazida?

Mecanismo de ação: Isoniazida inibe a síntese do ácido micólico, componente essencial da parede celular das micobactérias.

Como a rifampicina age com o anticoncepcional?

A Rifampicina é um remédio bacteriostático, porque age inibindo a multiplicação de bactérias sensíveis a este medicamento. A Rifampicina interfere com o anticoncepcional? Sim. A Rifampicina é um dos poucos antibióticos que reduzem o efeito do anticoncepcional.

Quais são os efeitos adversos da rifampicina?

Os efeitos adversos gastrointestinais que incluem náuseas, vómitos, diarreia, flatulência e anorexia, são por vezes graves sendo necessário a suspensão do tratamento. Existem algumas referências a colite pseudomembranosa associada com o uso de Rifampicina.

Por que a rifampicina é indicada no tratamento da meningite?

A rifampicina é indicada no tratamento das diversas formas de tuberculose e de hanseníase causadas por microrganismos sensíveis, sempre em associação com outros antibióticos. Também está indicada na prevenção em indivíduos que tiveram contato íntimo com pacientes com meningite.

Postagens relacionadas: