O que significa a sigla CFC de onde provém?
Índice
- O que significa a sigla CFC de onde provém?
- Onde o gás clorofluorcarbono CFC foi e ainda é usado?
- Como é originado o clorofluorcarboneto?
- Quais são os CFCs?
- O que é CFC como é produzido é liberado na atmosfera?
- O que o CFC pode causar no meio ambiente?
- O que são CFCs e como eles afetam o meio ambiente?
- O que são CFCS e como eles afetam o meio ambiente?
- O que são os CFCS o que eles provocam?
- Como foi o exame do CFC?
- Qual o uso dos CFC’s no Brasil?
- Qual a alternativa aos CFC’s?
- Qual a legislação para eliminar os tipos de CFCs?
O que significa a sigla CFC de onde provém?
A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.
Onde o gás clorofluorcarbono CFC foi e ainda é usado?
Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
Como é originado o clorofluorcarboneto?
O que é o Clorofluorcarboneto: Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.
Quais são os CFCs?
Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. Os mais comuns desse grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o dicloro-difluormetano (CCl2F2).
O que é CFC como é produzido é liberado na atmosfera?
Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.
O que o CFC pode causar no meio ambiente?
A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.
O que são CFCs e como eles afetam o meio ambiente?
O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
O que são CFCS e como eles afetam o meio ambiente?
O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
O que são os CFCS o que eles provocam?
A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global. No início de 2018, a Agência de Pesquisa Ambiental, no Reino Unido, rastreou a produção de CFC e chegou a uma série de fábricas na China.
Como foi o exame do CFC?
O Exame do CFC surgiu com o intuito de ter certeza que os profissionais contábeis estavam aptos para atuarem no mercado, seja em grandes empresas, na parte financeira, ou como Contador voltado para pessoas físicas, por exemplo. O objetivo era e ainda é o de garantir que profissionais bons estão no mercado.
Qual o uso dos CFC’s no Brasil?
Antigamente esses gases eram muito mais utilizados em produtos refrigerantes, compostos orgânicos, condicionadores de ar e aerossóis (principalmente perfume e inseticidas), mas hoje em dia ainda há uso. No Brasil o uso dos CFC’s em sprays inseticidas, perfumes e outros foi banido em 1988 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Qual a alternativa aos CFC’s?
Atualmente como alternativa aos CFC’s foram desenvolvidos os HCFC’s ou hidroclorofluorcarbonetos, que causam menos danos à estratosfera, porém causam aumento do efeito estufa. Em 2009 os membros das Nações Unidas firmaram o acordo do Protocolo de Montreal que dispõem de legislação para eliminar a produção e o uso dos tipos de CFCs.
Qual a legislação para eliminar os tipos de CFCs?
Em 2009 os membros das Nações Unidas firmaram o acordo do Protocolo de Montreal que dispõem de legislação para eliminar a produção e o uso dos tipos de CFCs. O Brasil se comprometeu na década de 90 em reduzir consideravelmente o uso desses gases até 2010.