Como explicar a deficiência?
Índice
- Como explicar a deficiência?
- Como explicar para uma criança o que é uma criança especial?
- Como explicar inclusão social para crianças?
- Como devemos tratar pessoas com deficiência física?
- Quais são as características de uma criança especial?
- O que devo trabalhar com uma criança especial?
- Quais são as maiores necessidades de crianças com deficiência?
- Como os pais agirão com uma criança com deficiência?
- Como a família da criança agirá diante da deficiência?
- Quem é o cuidador da criança com deficiência?
Como explicar a deficiência?
É importante não se referir a pessoas com deficiência com tom ou palavras que denotem pena ou inferiorização, como “coitada”, “doentinho”, “downzinho” ou “ceguinha”. Desconstruir a ideia de que a criança ou o adulto com deficiência é vítima ou uma pessoa especial é o primeiro passo para educar para a diversidade.
Como explicar para uma criança o que é uma criança especial?
Crianças Especiais. Este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes síndromes infantis . Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho.
Como explicar inclusão social para crianças?
Primeiramente, é importante entender que ensinar sobre inclusão para as crianças é muito mais do que falar sobre aceitar as diferenças. Afinal, é fundamental trazer assuntos como cidadania, respeito e empatia para as crianças aprenderem desde cedo a acolher pessoas diferentes.
Como devemos tratar pessoas com deficiência física?
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
Quais são as características de uma criança especial?
Manifestações de comportamento, que são inatas ao nascer, como rir, chorar, sugar o leite materno, espreguiçar, espirrar, tossir, entre outras, resultam em admiração e apreciação dos pais.
O que devo trabalhar com uma criança especial?
Como trabalhar a educação especial em sala de aula?
- Sempre manter a calma. ...
- O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ...
- O professor de educação especial precisa ser flexível. ...
- Planeje aulas divertidas. ...
- Trabalhar o respeito em sala de aula. ...
- O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.
Quais são as maiores necessidades de crianças com deficiência?
Crianças com deficiência: quais são as suas maiores necessidades? Your browser does not support the audio element. As crianças com deficiência ou altas habilidades demandam atenção especial de pais e cuidadores escolares. Com direitos garantidos à inclusão na educação infantil e educação regular básica, um novo horizonte se abriu a esse público.
Como os pais agirão com uma criança com deficiência?
Para isso, os pais ou familiares mais próximos têm um papel fundamental sobre como uma criança agirá com um companheiro ou amigo com deficiência. De acordo com a teoria de Albert Bandura, as crianças aprendem por imitação, seguindo o modelo dos pais, sobretudo no que se refere a habilidades ou comportamentos sociais.
Como a família da criança agirá diante da deficiência?
A família da criança é, em parte, responsável em como o pequeno agirá diante da diversidade. Muitas vezes, os pais, por falta de informação, têm atitudes negativas que impedem que o filho veja a pessoa antes da deficiência.
Quem é o cuidador da criança com deficiência?
Assim, os educadores também tiveram novos desafios, mas eles contam com os cuidadores escolares, ou os professores de apoio, garantidos por lei em classes que atendem crianças com deficiência ou superdotação. Para aproximar esse público de seu objetivo, o Educamundo criou o Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência.