Quando alguém morre o que devemos falar?
Quando alguém morre o que devemos falar?
Expressar-se com “meus sentimentos” ou “meus pêsames” Ao invés disso tente ser solidário e busque uma maneira gentil de expressar seu pesar. Solidariedade e empatia sempre são as melhores atitudes quando se tem por perto alguém enlutado. Tentar compreender e respeitar a dor do outro é o mais importante.
O que dizer a uma pessoa que perdeu um parente?
Dicas do que dizer quando alguém perde um ente querido
- “Se precisar, estarei aqui, conte comigo”;
- “Tudo bem se sentir imponente neste momento, viva o seu luto”;
- “Eu gostaria de ter as palavras certas para você”;
- “Eu sei o quanto você a amava”;
- ” O luto é um vale que você não está passando sozinho”;
Será que os pais podem lidar com a morte de seu filho?
Seria presunçoso de qualquer pessoa tentar dizer aos pais como lidar com a morte de seu filho. No entanto, sabemos que os que têm rendido suas vidas a Deus são mais aptos a se recuperarem dessa perda com um maior senso de normalidade do que aqueles sem uma fé genuína e positiva em nosso Criador.
Como se fala da morte às crianças?
_O melhor é dizer a verdade, falando da morte como um processo natural que faz parte integrante da vida. O confronto da criança com a morte é inevitável, porque as experiências de perda estão associadas ao crescimento de qualquer ser humano, independentemente da sua idade. Como se fala da morte às crianças?
Como explicar a morte?
_Devemos começar por explicar que a morte é um processo natural que faz parte da vida de todos os seres vivos: pessoas, animais, plantas. Depois, falar das razões pelas quais a morte aconteceu (doença, acidente, envelhecimento...), dando espaço à criança para colocar as suas questões.
Qual foi a perda do seu primeiro filho?
Tal foi o caso de Davi na perda do seu primeiro filho, o qual morreu sete dias após o nascimento (2 Samuel 12:18-19). Há várias lições valiosas que podemos aprender com esta passagem da Escritura que podem ajudar os pais em luto a enfrentar o futuro com esperança.