O que é extinção de comportamento?

Índice

O que é extinção de comportamento?

O que é extinção de comportamento?

Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento.

O que é extinção da resposta?

O termo extinção refere-se ao processo de desaparecimento de uma resposta do repertório de um indivíduo. No paradigma respondente, a extinção ocorre quando um estímulo condicionado (CS) pára de eliciar uma determinada resposta (CR).

Como se processa a aprendizagem por condicionamento simples?

No condicionamento clássico, o processo de aprendizagem ocorre mediante a associação de um estímulo inicial (por exemplo o cheiro de uma comida) que provoca no organismo uma resposta incondicionada regular e mensurável (por exemplo a salivação), com um evento neutro (por exemplo um som qualquer) que não provocava a ...

Qual o efeito da extinção?

A extinção gera variabilidade, porém, há certa regularidade na probabilidade de emissão das respostas durante a extinção (e.g., Stevenson & Clayton, 1970).

O que é extinção operante exemplos?

Naquilo que é chamado 'extinção operante', uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. A música é o que reforça o seu comportamento de ir a essa festa.

O que é análise em extinção?

A extinção é a suspensão do reforço para a resposta condicionada, fazendo com que ocorra uma diminuição da frequência da resposta, ate que ela pare de existir e só ocorram comportamentos que já eram frequentes antes do condicionamento.

O que é condicionamento na aprendizagem?

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. ... Essa reação a um estímulo neutro foi chamada de reflexo condicionado.

Quais são as respostas condicionadas?

Exemplos de respostas condicionadas Muitas fobias começam depois que uma pessoa teve uma experiência negativa com o objeto de medo. Por exemplo, depois de testemunhar um terrível acidente de carro, uma pessoa pode desenvolver um medo de dirigir. Isto é uma resposta condicionada.

Qual é a resposta condicionada de uma criança?

Este comportamento é uma resposta condicionada. Muitas crianças recebem vacinas regulares, e uma criança pode chorar como resultado dessas injeções. Em alguns casos, uma criança pode vir a associar o jaleco branco de um médico com esta experiência dolorosa.

Qual a relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados?

A relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados é conhecida como reflexo não-condicionado (como por exemplo a contração e dilatação da pupila na presença de diferentes intensidades de luz, ou ainda o reflexo patelar) - o que caracterizaria um comportamento respondente não-condicionado (ou incondicionado).

Como ocorre o processo de condicionamento clássico?

Durante a segunda fase do processo de condicionamento clássico, o estímulo neutro anterior é repetidamente emparelhado com o estímulo não condicionado. Como resultado deste emparelhamento, uma associação entre o estímulo anteriormente neutro e o estímulo incondicionado é formada.

Postagens relacionadas: