O que é a família patriarcal?

Índice

O que é a família patriarcal?

O que é a família patriarcal?

É a família em que a autoridade e os direitos sobre os bens e as pessoas concentram-se nas mãos do pai. Seu sentido, além de uma patrilinearidade, é um sistema social político e jurídico que vigorou no mundo ocidental até o século XX.

Quais são as características do modelo patriarcal?

Características de uma sociedade patriarcal - Os homens são considerados os únicos capazes de conduzir a vida política, econômica, moral e social. ... - Somente os homens possuem capacidade de tomar decisões importantes. - A superioridade da masculinidade é presente nas famílias, que dá tratamento diferenciado aos filhos.

O que é patriarcado e quais seus efeitos na sociedade?

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

Como ficou a situação da mulher no patriarcado?

Nos sistemas patriarcais, as mulheres estão em patamar de desigualdade tendo uma série de obrigações em relação aos homens, tais como manter relações conjugais mesmo contra sua vontade, além de um grande controle sobre sua sexualidade e sua vida reprodutiva (AGUIAR, 2015)*.

Quais são as estruturas do patriarcalismo?

Ela alega que existem seis estruturas em interação: a família, o trabalho pago, o Estado, a violência masculina, a sexualidade e as instituições culturais.” (THORPE, 2016, p. 96) Pensar o patriarcalismo como estrutura de poder que deriva do patriarcado, envolve observar também estruturas históricas.

Quais os aspectos da família patriarcal no Brasil?

Aspectos da família patriarcal no Brasil O modelo da família patriarcal esteve na base de formação social do Brasil. Muitos aspectos de nossa sociedade podem ser compreendidos a partir dele. Ouvir: Família patriarcal no Brasil. Aspectos da família patriarcal no Brasil

Como o patriarcalismo estabeleceu-se no Brasil?

Independentemente das relações entre a organização do grupo doméstico e a forma de dominação estatal, o autor mostra que o patriarcalismo estabeleceu-se no Brasil como uma estratégia da colonização portuguesa. As bases institucionais dessa dominação são o grupo doméstico rural e o regime da escravidão.

Qual a importância da construção patriarcal no Brasil?

Em termos de Brasil, a construção patriarcal envolve as particularidades da formação nacional e do pensamento social brasileiro. “Uma importante contribuição para a análise do patriarcado a partir do contexto brasileiro é oferecida por Jeni Vaitsman (1994).

Postagens relacionadas: